Gilmar Mendes critica atos secretos e elogia Sarney

“Deve ter havido uma grande falha sistêmica para que se produzisse ato secreto”

Gilmar Mendes elogia Sarney | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta (24) que "a regra no âmbito da administração pública é a publicidade" ao ser indagado sobre os atos secretos do Senado.

Segundo ele, "deve ter havido uma grande falha sistêmica para que se produzisse ato secreto".

Apesar da crítica à falta de transparência de atos do Senado, Mendes poupou o presidente da Casa, José Sarney, que nas últimas semanas enfrenta uma série de acusações.

"Tenho o maior respeito pelo presidente Sarney. Temos um diálogo constante. Acho que é uma pessoa importante na história do Brasil, conduziu a transição democrática com grande habilidade", afirmou.

Mendes lembrou que Sarney foi o primeiro presidente a governar o país depois do regime militar. O presidente do STF fez críticas ao pagamento de salários acima do teto do funcionalismo público, que é R$ 24,5 mil. Esse valor é pago mensalmente aos ministros do Supremo, cuja remuneração é o teto do serviço público.

"As decisões do STF têm sido claras no sentido da preservação do teto", disse. Mendes defendeu a aprovação de uma proposta em tramitação no Congresso para que o salário dos ministros do Supremo seja reajustado para R$ 25.725.

Se a proposta for aprovada, haverá um aumento em cascata nos salários, pelo menos, do Judiciário.

Ele disse que no Brasil existe inflação, mas reconheceu que é pequena. Segundo Mendes, houve perda de remuneração nos últimos anos e há reivindicações de juízes para que os salários sejam aumentado.

No começo da noite desta quarta, manifestantes, com velas acesas nas mãos, cercaram o prédio do STF para protestar contra o presidente da Corte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES