Governador entrega alas reformadas na Vila do Ancião

De acordo com a secretária da Sasc, a atual sede da Vila do Ancião, inaugurada há 32 anos, passou quase 30 anos sem que nenhuma reforma

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e a secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Gilvana Gayoso, reinauguram, nesta quarta-feira, 17, às 16 h, cinco alas de apartamentos para idosos da Vila do Ancião. Os espaços foram totalmente reformados, de acordo com as normas de acessibilidade, com colocação de piso antiderrapante e barras de segurança, por exemplo.

De acordo com a secretária da Sasc, a atual sede da Vila do Ancião, inaugurada há 32 anos, passou quase 30 anos sem que nenhuma reforma na estrutura física fosse realizada. ?Com o passar dos anos, o número de idosos na instituição foi aumentando e as necessidades de ordem estrutural também, no entanto, a Vila do Ancião permaneceu com a mesma infraestrutura?, disse ela.

O Governo do Estado está investindo em reforma na Vila do Ancião R$ 676.382,32. ?A intenção é oferecer atendimento integral, proporcionando condições dignas de moradia e socialização ao idosos, promovendo mais inclusão social?, acrescentou Gilvana Gayoso.

Em 2005, foram realizadas as primeiras reformas na Vila do Ancião, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? ANVISA, iniciando-se, então, as providências para adequar a Vila do Ancião ao que o Estatuto do Idoso prevê para Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPI?s. Posteriormente, houve uma adequação de profissionais, com a formação de uma equipe técnica multiprofissional, concursada, capacitações e a inserção de novas atividades, como a fisioterapia e o levantamento da história de vida dos abrigados.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Sasc, Núbia Caldas, a Vila do Ancião tem capacidade para receber mais de 100 pessoas, no entanto, por causa da reforma, ainda em andamento, está abrigando 63 idosos, dos quais 19 são mulheres e 44 homens, todos acima de 60 anos. Alguns deles moram na Vila há mais de 20 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES