Governador sanciona lei dos caça-níqueis no PI

O projeto transformado em Lei é de autoria do deputado estadual Paulo Martins

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias sancionou a Lei que autoriza a reprograma??o dos computadores das ca?a-n?queis, apreendidas pela pol?cia do Piau?, para fins sociais e educacionais. O projeto transformado em Lei ? de autoria do deputado estadual Paulo Martins (PT).

Depois de reprogramados, os computadores que comp?em essas m?quinas devem ser reutilizados em escola p?blicas do Estado e em entidades n?o-governamentais do Piau?. O projeto do deputado foi aprovado em plen?rio da Assembl?ia Legislativa, ainda no m?s de maio, depois de passar pela Comiss?o de Constitui??o e Justi?a.

O deputado Paulo Martins justifica que as m?quinas ca?a-n?queis s?o s?mbolos da corrup??o, mas como agora ? lei, os equipamentos ir?o ter um fim ?til ? sociedade piauiense. ?J? temos exemplos desse tipo que deram certo na cidade de Crici?ma, Santa Catarina e no Rio de Janeiro?, disse.

No Piau?, atualmente, existem 600 ca?a-n?queis apreendidas pela Pol?cia Federal. Como o destino dessas m?quinas ? a destruir?o, Paulo Martins argumenta que o reaproveitamento representa um bem ? sociedade, atrav?s da educa??o.

Segundo Paulo Martins, o custo da reprogama??o sair? por aproximadamente R$ 60 por m?quina, representando para o Governo uma economia de 92,5% de um equipamento novo. O parlamentar considera um desperd?cio todas essas m?quinas se transformarem apenas em lixo.

A reutiliza??o das m?quinas vai reduzir em 90% o gasto do Governo do Estado na compra de novos computadores, al?m da diminui??o na produ??o de lixo eletr?nico, um dos mais prejudiciais ao meio-ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES