Governador Wellington Dias acompanha andamento de obras em Luís Correia

O porto recebe ações de urbanização, construção do acesso, regularização fundiária da área e licenciamento ambiental

Governador Wellington Dias acompanha andamento de obras em Luís Correia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve, na manhã deste sábado (4), visitando o andamento das obras do Porto de Luís Correia ao lado da prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele e do secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles. O porto recebe ações de urbanização, construção do acesso, regularização fundiária da retroárea e licenciamento ambiental.

Wellington Dias destacou a recuperação da área em direção ao mar que dá condições de atracação dos navios com a entrega das cargas no porto. Citou ainda a urbanização da área portuária e a boa integração entre estado e município para a execução das ações. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) com investimentos na ordem de R$ 5.641.020,96.

Wellington Dias destacou a recuperação da área em direção ao mar que dá condições de atracação dos navios com a entrega das cargas no porto - Foto: Ccom

“O objetivo desse projeto é transformar o local num porto pesqueiro e turístico. Nós vamos trabalhar com uma grande riqueza do nosso litoral, primeiramente, o atum e a sardinha. Os pescadores tradicionais serão apoiados para modernizar suas produções, garantir mais competitividade e trabalhando de modo muito forte para o mercado internacional”, disse o governador.

O secretário de Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles também esteve na visita. “Estamos dando etapas fundamentais para tornar o porto operacional, de fato. Construímos o acesso, regularizamos todos esses terrenos, a parte fundiária. A parte de licenciamento ambiental também está concluída para que, agora, possamos concluir o cais pesqueiro e, em breve, teremos as obras da dragagem para facilitar a atividade pesqueira”, explicou Rafael Fonteles. O porto terá um calado de pelo menos oito metros que facilitará a pesca.

Fonteles anunciou a inauguração, em janeiro, da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE), que vai representar um grande salto no desenvolvimento econômico da região litorânea.

Fonteles anunciou a inauguração, em janeiro, da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE) - Foto: Ccom

O presidente da Piauí Invest, Vitor Hugo está acompanhando de perto cada etapa do projeto. “A retroárea do Porto de Luís Correia possui 70 mil metros quadrados e já está regularizada pelo Interpi. Quinze famílias foram indenizadas e nesse terreno vai funcionar a primeira etapa do porto organizado, que é o Complexo Industrial Pesqueiro onde haverá indústrias com geração de emprego e produção de 80 toneladas de pescados por dia”, afirmou o presidente.

A prefeita Maninha destacou que a viabilização do Porto de Luís Correia é um sonho de mais de 50 anos. “Nós, como gestão, estamos acreditando e confiantes que o porto será concretizado com esse planejamento sendo colocado em prática”, comemorou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES