Governador Wellington Dias inaugura Laboratório de Aferição do Imepi

A parceria entre Imepi e Águas de Teresina amplia as fiscalizações e a transparência para beneficiar os consumidores

Governador Wellington Dias inaugura Laboratório de Aferição do Imepi | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (6), o Laboratório de Aferição do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com a Águas de Teresina. O objetivo é ampliar a fiscalização e dar mais segurança aos usuários sobre os serviços de abastecimento de água na capital. O laboratório fica localizado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro/sul.

A cooperação técnica dará mais transparência às ações da empresa, no que se refere à fiscalização dos hidrômetros, beneficiando diretamente os consumidores. “Temos uma parceria que integra os três níveis de governo e o objetivo é exatamente segurança para o consumidor. Essa modelagem de Parceria Público-Privada permite a modernização e esse é um dos mais modernos equipamentos existentes nessa área da aferição para saber se o medidor de água está funcionando corretamente e, com isso, garantimos mais segurança para quem presta o serviço e para o consumidor”, afirmou o chefe do Executivo estadual, acrescentando que o equipamento poderá ser utilizado pela Agespisa.

O laboratório fica localizado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro/sul - Foto: Ccom

Pela parceria, todos os hidrômetros que os clientes desejarem a fiscalização serão verificados por um fiscal do Imepi, que possui formação específica para a atividade, com chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O serviço poderá ser solicitado pelo cliente caso ele observe alguma alteração no funcionamento do equipamento, como explicou Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.

“Firmamos a parceria com o Imepi para atender o consumidor que tenha dificuldade ou dúvida em relação ao seu medidor de água. Assim, ele pode nos procurar, que vamos conseguir, por meio do Imepi, fazer a análise desse medidor. Isso é mais um benefício que trazemos para os usuários, a fim de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, ou seja, teremos certeza da aferição correta de água no município”, relatou o presidente.

Pela parceria, todos os hidrômetros que os clientes desejarem a fiscalização serão verificados por um fiscal do Imepi - Foto: Ccom

O novo serviço começa a funcionar ainda neste mês e a coordenadora de Projetos da Águas de Teresina, Paula Moretti, detalhou como pode ser solicitado pelos consumidores. “Esse projeto é para o caso do consumidor que tenha alguma dúvida em relação ao funcionamento do medidor. Ele pode entrar em contato com a Águas de Teresina, por meio dos nossos canais de atendimento e solicitar uma aferição no aparelho de medição dele, o hidrômetro. A empresa manda uma equipe até a residência do usuário, retira e lacra esse hidrômetro e instala um novo. Posteriormente, enviamos para o laboratório, no qual o técnico do Imepi fará um teste para verificar se aquele hidrômetro está funcionando corretamente de acordo com a portaria que o Imepi determina. Se o equipamento for aprovado, o usuário precisará pagar uma taxa pelo serviço, mas se o equipamento não for aprovado, não tem nenhum custo. Se o consumidor possui tarifa social, a cobrança é analisada de acordo com a situação”, informou Paula.

De acordo com o Maycon Danylo, diretor-geral do Imepi, o consumidor poderá acompanhar a aferição do hidrômetro. “Cabe ao Imepi verificar se, durante o período de uso do hidrômetro, houve alguma alteração. Então, a proposta é facilitar e levar, de uma forma mais acessível, os serviços à sociedade, esse é um exemplo disso. Todo e qualquer cidadão, nessa relação de consumo, que achar que está sendo lesado por problema no aparelho, pode nos procurar e terá a oportunidade de acompanhar essa aferição, de forma transparente”, revelou o gestor.

De acordo com o Maycon Danylo, diretor-geral do Imepi, o consumidor poderá acompanhar a aferição do hidrômetro - Foto: Ccom

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno, o consumidor terá ainda mais segurança. “Com esse laboratório, vai dar muito mais segurança para fazer o que chamamos verificação subsequente dos instrumentos, que possuem uma verificação inicial feita na fábrica e ao longo do uso dele é necessário fazer verificações para ver se o instrumento mantém as características de desempenho e segurança. Então, com essa iniciativa do Imepi, junto à Águas de Teresina, o consumidor terá mais segurança”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), Igor Neri, e com representantes do Procon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES