mais

Governador Wellington Dias inaugura Laboratório de Aferição do Imepi

A parceria entre Imepi e Águas de Teresina amplia as fiscalizações e a transparência para beneficiar os consumidores

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (6), o Laboratório de Aferição do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com a Águas de Teresina. O objetivo é ampliar a fiscalização e dar mais segurança aos usuários sobre os serviços de abastecimento de água na capital. O laboratório fica localizado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro/sul.

A cooperação técnica dará mais transparência às ações da empresa, no que se refere à fiscalização dos hidrômetros, beneficiando diretamente os consumidores. “Temos uma parceria que integra os três níveis de governo e o objetivo é exatamente segurança para o consumidor. Essa modelagem de Parceria Público-Privada permite a modernização e esse é um dos mais modernos equipamentos existentes nessa área da aferição para saber se o medidor de água está funcionando corretamente e, com isso, garantimos mais segurança para quem presta o serviço e para o consumidor”, afirmou o chefe do Executivo estadual, acrescentando que o equipamento poderá ser utilizado pela Agespisa.

O laboratório fica localizado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro/sul - Foto: CcomO laboratório fica localizado na Avenida Frei Serafim, 1929, Centro/sul - Foto: Ccom

Pela parceria, todos os hidrômetros que os clientes desejarem a fiscalização serão verificados por um fiscal do Imepi, que possui formação específica para a atividade, com chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O serviço poderá ser solicitado pelo cliente caso ele observe alguma alteração no funcionamento do equipamento, como explicou Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.

“Firmamos a parceria com o Imepi para atender o consumidor que tenha dificuldade ou dúvida em relação ao seu medidor de água. Assim, ele pode nos procurar, que vamos conseguir, por meio do Imepi, fazer a análise desse medidor. Isso é mais um benefício que trazemos para os usuários, a fim de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, ou seja, teremos certeza da aferição correta de água no município”, relatou o presidente.

Pela parceria, todos os hidrômetros que os clientes desejarem a fiscalização serão verificados por um fiscal do Imepi - Foto: CcomPela parceria, todos os hidrômetros que os clientes desejarem a fiscalização serão verificados por um fiscal do Imepi - Foto: Ccom

O novo serviço começa a funcionar ainda neste mês e a coordenadora de Projetos da Águas de Teresina, Paula Moretti, detalhou como pode ser solicitado pelos consumidores. “Esse projeto é para o caso do consumidor que tenha alguma dúvida em relação ao funcionamento do medidor. Ele pode entrar em contato com a Águas de Teresina, por meio dos nossos canais de atendimento e solicitar uma aferição no aparelho de medição dele, o hidrômetro. A empresa manda uma equipe até a residência do usuário, retira e lacra esse hidrômetro e instala um novo. Posteriormente, enviamos para o laboratório, no qual o técnico do Imepi fará um teste para verificar se aquele hidrômetro está funcionando corretamente de acordo com a portaria que o Imepi determina. Se o equipamento for aprovado, o usuário precisará pagar uma taxa pelo serviço, mas se o equipamento não for aprovado, não tem nenhum custo. Se o consumidor possui tarifa social, a cobrança é analisada de acordo com a situação”, informou Paula.

De acordo com o Maycon Danylo, diretor-geral do Imepi, o consumidor poderá acompanhar a aferição do hidrômetro. “Cabe ao Imepi verificar se, durante o período de uso do hidrômetro, houve alguma alteração. Então, a proposta é facilitar e levar, de uma forma mais acessível, os serviços à sociedade, esse é um exemplo disso. Todo e qualquer cidadão, nessa relação de consumo, que achar que está sendo lesado por problema no aparelho, pode nos procurar e terá a oportunidade de acompanhar essa aferição, de forma transparente”, revelou o gestor.

De acordo com o Maycon Danylo, diretor-geral do Imepi, o consumidor poderá acompanhar a aferição do hidrômetro - Foto: CcomDe acordo com o Maycon Danylo, diretor-geral do Imepi, o consumidor poderá acompanhar a aferição do hidrômetro - Foto: Ccom

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno, o consumidor terá ainda mais segurança. “Com esse laboratório, vai dar muito mais segurança para fazer o que chamamos verificação subsequente dos instrumentos, que possuem uma verificação inicial feita na fábrica e ao longo do uso dele é necessário fazer verificações para ver se o instrumento mantém as características de desempenho e segurança. Então, com essa iniciativa do Imepi, junto à Águas de Teresina, o consumidor terá mais segurança”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), Igor Neri, e com representantes do Procon.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail