Governadora Regina Sousa recebe visita da presidente da Fiocruz

Governadora agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid 19.

Governadora recebe membros da Fiocruz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Governadora Regina Sousa recebeu nesta segunda-feira (08), a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, no Palácio de Karnak. A visita de cortesia foi também de reafirmação das parcerias com a entidade que desde 2014 atua fortemente no Piauí, por meio de parceria firmadas com universidades, instituições de pesquisa, rede assistencial e gestores do sistema de saúde. Os secretário de Saúde, Neris Júnior, também participou da audiência.

Na oportunidade a governadora agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid 19, quando a Fiocruz manteve diálogo com as instituições federais, estaduais e municipais, exercendo atividades consultivas, de orientação e assessoria científica para ações de prevenção e de combate a Covid-19, além da proposição e execução de projetos de pesquisa envolvendo diversos segmentos interinstitucionais.

Regina Sousa recebeu representante da Fiocruz no Karnak | FOTO: Divulgação/CCOM

“Foi um momento muito difícil em que houve também a ausência do Governo Federal. E a Fiocruz e outras instituições fizeram um papel que tinham que fazer ajudando nas pesquisas, nas estatísticas na questão das vacinas e teve uma presença muito forte no Piauí e em todo o Nordeste”, comentou Regina Sousa.

Os projetos desenvolvidos pela Fiocruz Piauí também têm forte inserção no campo das doenças negligenciadas e da pobreza, em seus aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, estando alinhados ao cenário regional, no qual as doenças infecciosas permanecem com morbidade significativa. 

“Além destes, implementamos ações na área social em saúde visando a participação dos sujeitos sociais contribuindo assim no processo de democratização das políticas sociais e de saúde pública. Pesquisas biomédicas, saúde da família dentre outras”, disse a presidente.

Presidente da Fiocruz, Nísia Carvalho, no Karnak | FOTO: Divulgação/CCOM

“Nós trabalhamos de uma maneira muito intensa a Vigilância da Saúde junto com o Laboratório Central do Estado preparar as diferentes emergências isso se intensificou muito em surtos de dengue, Zikavirus e na Covid 19. A saúde materno infantil também é um campo de parceria, pois trabalhamos juntamente com o Estado para diminuir a mortalidade infantil, que é uma dos grandes problemas do país. Tudo isso na perspectiva da ciência e da tecnologia em favor do Sistema Único de Saúde”, disse a presidente Nísia Carvalho.

Neris Júnior destacou que a parceria com a Fiocruz também tem como objetivo preparar a gestão para enfrentamento de momentos emergenciais.

“Passamos por essa pandemia e fomos um dos estados que mais se sobressaiu em relação aos outros estados em relação a gestão e ao combate da pandemia. Nós fomos campeões e vacinação e a FioCruz tem diversos estudos sobre a efetividade das vacinas vigentes no Brasil e seu estudos ajudam a nortear as ações em diversas áreas” destacou o secretário de saúde, Neris Júnior.

Fiocruz é agraciada com Medalha pela UFPI

Na manhã desta segunda-feira (07), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (CONSUN/UFPI) homenageou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio de uma sessão solene com entrega da Medalha do Mérito Universitário. O evento ocorreu no Cine Teatro, localizado no Espaço Rosa dos Ventos, e contou com a presença da Presidente da Fiocruz e pesquisadora, Nísia Trindade de Lima, que recebeu a homenagem. 

Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes, presidente do Consun, esteve à frente da solenidade com a presença do vice-reitor Viriato Campelo e demais integrantes do Conselho Universitário.

Nísia Carvalho foi agraciada com a Medalha Mérito Universitário | FOTO: Divulgação/UFPI

Gildásio Guedes, Reitor da UFPI, destacou a importância de homenagear a Fiocruz por todo o trabalho feito desde a sua fundação e principalmente no combate à Pandemia de Covid-19. 

“A UFPI reconhece a Fundação Oswaldo Cruz como uma das instituições mais conceituadas que promovem saúde e conhecimento por todo o país”, afirmou Gildásio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES