Governadores articulam e podem ir ao Supremo para evitar CPI da Covid

O principal argumento é que convocar chefes de executivos estaduais à CPI infringe a Constituição

W. Dias articula e governadores podem ir ao STF para evitar CPI da Covid | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governadores e procuradores-gerais dos Estados estudam entrar com uma ação coletiva junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para não prestarem depoimento à CPI da Covid. As conversas sobre o assunto começaram nesta quarta-feira, após a Comissão aprovar a convocação de nove governadores.

Uma das possibilidades que estão na mesa é que esta ação seja apresentada pelo Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados. O principal argumento é que convocar chefes de executivos estaduais à CPI infringe a Constituição. A articulação foi confirmada à coluna pelo governador, Wellington Dias, que está entre os convocados.

"Estamos estudando essa possibilidade. Os governadores não têm problemas de irem por convite à CPI. A preocupação é com o precedente de convocação sem amparo legal", disse Wellington Dias.

O principal argumento é que convocar chefes de executivos estaduais à CPI infringe a Constituição - Foto: Ccom

Segundo informações do O Globo, procuradores-gerais dos Estados relataram que há um sentimento geral de que as convocações são indevidas e que ferem a autonomia dos gestores estaduais. Além da possibilidade de entrar com uma ação coletiva no STF, os governadores também avaliam medidas individuais.

Um dos documentos que circulam entre os governadores para reforçar esse entendimento é um mandado de segurança concedido pelo STF em 2012 ao então governador de Goiás, Marconi Perillo. A decisão permitia que ele não comparecesse à CPI que apurava a relação entre o bicheiro Carlinhos Cacheira, políticos e empresários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES