Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governadores destacam agenda na Europa e integração regional

Na segunda quinzena de novembro, os líderes irão viajar em busca de investimentos

Compartilhe
Google Whatsapp

Atualizada às 17h30

Na coletiva de imprensa concedida na quinta-feira, 21 de agosto, após a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o líder do grupo, o governador Rui Costa (Bahia) indicou que os líderes nordestinos mostrarão ao mundo um Brasil que pensa diferente, em relação à política ambiental e à relação institucional com os demais países. 

"Acho que não é só questão ambiental, reitero que não é uma política partidária desse ou daquele partido, o Brasil sempre teve uma postura diplomática. Muitos países árabes começaram a suspender o pedido de produtos brasileiros, e recentemente uma posição de desprezo em relação ao meio ambiente, isso tem e terá um desastre muito grande no comércio exterior brasileiro, isso já vem gerando o cancelamento de pedidos, isso vem causando um prejuízo na balança comercial. Vamos mostrar um país que valoriza o respeito, que valoriza o meio ambiente, não aceitamos que o Brasil opine sobre eleição de países vizinhos, qual o impacto para atividade econômica se o Brasil romper com a Argentina, o Brasil tem tido uma postura prejudicial na política externa. É preciso que mais brasileiros possam dizer ao mundo que há um Brasil que pensa diferente", disse. 

Já o governador maranhense Flávio Dino (PC do B) negou que os líderes nordestinos tenham recuado em relação às críticas tecidas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Dino sintetizou que os entes não querem dividir o país e transformar a relação institucional com a União em uma 'guerra'. "Não há recuo da nossa parte, estamos avançando na direção certa, em nome dos nossos trabalhadores, em nome de nossa economia que pelo sexto ano consecutivo está caminhando para uma queda ou crescimento insuficiente. Não vamos entrar nesse tipo de polarização que busca dividir o país e transformar numa guerra", disse. 

A tentativa dos governadores do Nordeste em melhorar a relação institucional com o presidente pode ser exemplificada com a presença do piauiense Wellington Dias (PT) à Parnaíba para receber o líder do Planalto na semana passada, em solenidade alusiva ao aniversário do município. 

Durante a abertura do encontro dos governadores do Nordeste na tarde de quarta-feira, 21 de agosto,  no Blue Tree Towers Rio Poty, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) destacou a integração dos Estados em prol do desenvolvimento socioeconômico da região. 


"O piauiense pode esperar o crescimento do Estado junto com a região Nordeste, obviamente que tem as particularidades de cada ente, mas vamos trabalhar uma pauta prioritária para a região como um todo", informou. 


Gabriel Paulino


Na ocasião, o líder do Consórcio do Nordeste, o governador Rui Costa (Bahia) confirmou a agenda dos líderes na Europa. "Projetos que visem melhorar a gestão, qualificar a gestão pública em todos os Estados do Nordeste, de forma muito objetiva, estamos preparando um encontro, uma viagem à Europa conjunta dos nove Estados do Nordeste, do Consórcio do Nordeste, para que possamos apresentar em quatro países europeus na segunda quinzena de novembro as oportunidades de negócio e parceria nas diversas áreas de interesse comum do Nordeste. Qual a diferença do que cada Estado fez até agora isoladamente do que podemos fazer coletivamente, primeiro é ter uma relação institucional, de uma região que reúne 55 milhões de brasileiros, com um mercado com potencial de compra, relacionamento de negócios que mostra a força do Nordeste brasileiro e de 55 milhões de consumidores. Então, ao apresentarmos juntos na segunda quinzena de novembro nós potencializaremos e chamaremos muito mais atenção, com absoluta convicção, de todos os fundos de investidores, empresários, que desejem olhar as possibilidades e oportunidades de negócios, já tivemos reuniões com as embaixadas", adiantou. 


Gabriel Paulino



Gabriel Paulino


Gabriel Paulino


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×