Governadores do NE na pauta de Lula com discurso sobre combate à fome

Além dos governadores aliados, a questão da miséria foi vocalizada por Raquel Lyra (PSDB-PE), que se declara independente do governo

Governadores do NE na pauta de Lula com discurso sobre combate à fome | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JOELMIR TAVARES - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Os governadores do Nordeste passaram a entoar o discurso conjunto de priorizar o combate à fome, dividindo holofotes com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas discussões sobre o tema. A coesão ficou evidente na semana passada, após a reunião do Consórcio Nordeste. Além dos governadores aliados, a questão da miséria foi vocalizada por Raquel Lyra (PSDB-PE), que se declara independente do governo.

A pernambucana e os outros oito membros do fórum, que se encontraram em João Pessoa na preparação para a reunião que Lula fará com todos os governadores do país na próxima sexta-feira (27), saíram do local falando sobre a urgência de enfrentar o problema entre os nordestinos.

Governadores do NE na pauta de Lula com discurso sobre combate à fome - Foto: Ascom

Segundo participantes, o clima foi de busca por cooperação, com Lyra se integrando sem maiores ruídos ao grupo majoritariamente lulista. A tucana disse à imprensa, na saída, que "comida no prato não tem ideologia" e que o principal desafio da região é o enfrentamento da pobreza e da fome.

Jerônimo Rodrigues (PT-BA) afirmou ser impossível atingir um padrão de felicidade "enquanto houver um nordestino com fome", e Elmano de Freitas (PT-CE) falou em agregar experiências e políticas públicas para "que o nosso povo não tenha esse sofrimento".

O consórcio atravessou boa parte do período do governo Jair Bolsonaro (PL) com diferenças em relação à condução da pandemia de Covid-19 e, sob Lula, pretende retomar uma agenda voltada a questões sociais.

A avaliação é a de que o grupo passa a se alinhar ao novo presidente no tratamento prioritário do problema da fome, sem a intenção de disputar com o petista o protagonismo na pauta, mas buscando soluções para a região, que concentra índices elevados de pobreza.

Na reunião de sexta-feira (20), os integrantes do consórcio definiram as demandas comuns que levarão ao presidente e definiram projetos específicos para os quais buscarão parcerias com o governo federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES