Governadores do NE se reúnem para cravar decisão sobre a Sputnik

Sem o aval da Anvisa, os líderes estaduais dialogam sobre os próximos passos, tendo em vista a decisão liminar que permite a importação por alguns entes

Flávio Dino indica que vai ouvir os cientistas brasileiros e russos para tomada de decisão | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira.

Após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deliberar contra a importação da Sputnik V, os governadores nordestinos devem se reunir nesta terça-feira (27) para uma definição em torno do imunizante russo. 

Com a liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que permite a alguns Estados, inclusive o Piauí, a importação a partir do dia 29 de abril (quinta-feira), os líderes estaduais discutirão sobre os próximos passos a serem tomados, inclusive junto ao próprio STF e à Anvisa. 

Flávio Dino indica que vai ouvir os cientistas brasileiros e russos para tomada de decisão (Foto: CCOM Gov. MA)

"Sobre decisão da Anvisa quanto à vacina Sputnik, irei aguardar manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos. Posteriormente, teremos reunião com governadores da Amazônia e do Nordeste para avaliar fundamentos técnicos, a serem apresentados ao STF e à própria Anvisa", indicou o governador maranhense Flávio Dino (PC do B).

COMITÊ CIENTÍFICO RECOMENDA USO DA VACINA RUSSA

Na contramão da Anvisa, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu nota técnica na segunda-feira (26) recomendando a importação da vacina russa Sputnik V pelos Estados da região. 

Coordenado por Sergio Rezende e Carlos Gabas, o Comitê reverbera a preocupação dos governadores com os entraves na liberação dos imunizantes, pontuando a comprovação da eficácia da Sputnik V.

"O Consórcio Nordeste e os nove governos estaduais que o integram, extremamente preocupados com as dificuldades de disponibilidade de vacinas para o Brasil, conseguiu avançar na negociação de doses deste Instituto para o país e aguarda a aprovação da ANVISA para que possamos contar com mais uma opção de vacina", pontua a nota.

Neste âmbito, o Comitê ainda destaca o resultado da amplicação da vacina na Argentina e Hungria, em que não foram identificados efeitos adversos graves. "A Argentina e a Hungria já anunciaram resultados iniciais de efetividade com esta vacina e foram bastante promissores. Na Hungria, onde foram administradas mais de 200 mil doses, a resposta desta vacina foi superior a de outras plataformas. O monitoramento de eventos adversos na Argentina comprovou os dados do estudo de fase 3, onde a maioria dos eventos adversos foram considerados leves, tornando a possibilidade de o Brasil contar com uma vacina imunogênica e segura", aponta.

CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES