Em carta, governadores do Nordeste afirmam que manterão medidas

Líderes do Nordeste divulgaram uma carta nesta quarta-feira, 25 de março

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma reação ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Consórcio Nordeste divulgou na quarta-feira, 25 de março, uma carta com cobranças ao Governo Federal e a garantia de que manterão as medidas que vem sendo adotadas pelas gestões estaduais, como o isolamento.

O documento é assinado pelos nove governadores da região, dentre os quais o piauiense Wellington Dias. “O momento vivido pelo Brasil é gravíssimo. O Coronavírus é um adversário a ser vencido com muito trabalho, bom senso e equilibro”, indicam os líderes.

Os governadores reiteram que continuarão ‘adotando medidas baseadas no que afirma a ciência seguindo orientação de profissionais de saúde, capacitados para lidar com a realidade atual’.  “Vamos manter as medidas preventivas gradualmente revistas de acordo com os registros informados pelos órgãos oficiais de saúde de cada região”, aponta a carta.

No documento, o Consórcio Nordeste critica a postura combativa de Jair Bolsonaro, num momento ‘de guerra contra uma doença altamente contagiosa e com milhares de vítimas fatais’.  “A decisão prioritária e a de cuidar da vida das pessoas, não esquecendo da responsabilidade de administrar a economia dos estados. É um momento de união, de se esquecer diferenças políticas e partidárias. Acirramentos só farão prejudicar a gestão da crise”, revelam.

Os governadores ainda cobram medidas efetivas da União, que possam resguardar os trabalhadores e auxiiá-los no enfrentamento das dificuldades oriundas da grave crise de saúde global. “Entendemos que cabe ao Governo Federal ação urgente voltada aos trabalhadores informais e autônomos. Agressões e brigas não salvarão o País. O Brasil precisa de responsabilidade e serenidade para encontrar soluções equilibradas. Ao mesmo tempo, solicitamos a necessidade urgente de uma coordenação e cooperação nacional para proteger empregos e a sobrevivência dos mais pobres”, destacam.

Os governadores se dizem ‘frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República, que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil’.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES