Governo avalia medidas para baratear valor do carro popular

O governo planeja anunciar na próxima quinta-feira (25), uma medida para baratear os carros populares.

Governo estuda alternativas para baratear valor dos veículos no Brasil | Divulgação/Volkswagen
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal planeja anunciar na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, Dia da Indústria, uma medida para baratear os carros populares. A retomada do setor automotivo por meio dos carros populares é uma das principais metas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que analisa, junto com outras pastas do governo federal, alternativas para reduzir os preços dos veículos para o consumidor.

Durante reunião do 'Conselhão', colegiado formado por representantes de diferentes setores da sociedade,  no início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os  preços elevados no Brasil, citando especificamente o valor dos automóveis, questionando se o pobre tem condições de comprar um 'carro popular' atualmente. De acordo com ele, o montante cobrado está na ordem de R$ 90 mil. Na ocasião, ele também criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao tempo em que o Comitê de Política Monetária (Copom) resolveu manter a taxa básica de juros, Selic, em 13,75%, inclusive com indicativo de uma possível alta futura.

No início da semana, representantes das montadoras se reuniram com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ocasião em que governo e empresas discutiram opções para baratear os veículos. Alckmin já sinalizou que o pacote também deve incluir medidas de apoio à indústria de caminhões.

Propostas para baratear veículos

Para os empresários, as montadoras já têm muita pouca margem de lucro nos carros populares, o que dificulta a redução dos preços nas fábricas. A margem, segundo as empresas, são maiores no carros mais caros. O caminho defendido pela indústria é a possibilidade de os trabalhadores poderem sacar uma parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) - 10% ou 15%, por exemplo. E usar esse valor para trocar o carro usado por um novo. Isso poderia ser feito via medida provisória, caso haja consenso dentro do governo.

Também foi discutida uma eventual redução de tributos. Na reunião entre governo e montadoras, foi ressaltado que o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) -- um tributo federal -- já é reduzido para carros populares. Para ser efetiva uma queda de impostos, as medidas precisariam envolver tributos recolhidos pelos estados, como o ICMS.

A alíquota de ICMS já é reduzida para carros de passeio e qualquer queda de arrecadação precisaria ser compensada pela União. Isso passaria por uma negociação com as secretarias estaduais de Fazenda.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES