Governo cria grupo para combater violência nas escolas e libera 150 milhões

A medida foi definida após nesta quarta, um homem invadir uma creche em Blumenau (SC) e matar quatro crianças com machadinha.

A medida foi definida após nesta quarta, um homem invadir uma creche em Blumenau (SC) e matar quatro crianças com machadinha. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a reunião que aconteceu nesta quarta-feira (05) o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o grupo interministerial que será criado para debater medidas de segurança nas escolas terá a primeira reunião já nesta quinta-feira (06), às 10h30. O governo brasileiro vai adotar medidas efusivas contra a violência nas escolas após recentes atentados. 

O grupo, de acordo com Camilo, terá 90 dias para apresentar propostas de enfrentamento à violência nas escolas. O ministro deu a declaração logo após o encontro com outros ministros e com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.

Governo cria grupo para combater violência nas escolas e libera 150 milhões

Leia Mais

Na última semana, um atentado em uma escola em São Paulo resultou no assassinato de uma professora, e nesta quarta-feira, 05 de abril, um homem armado com um machado invadiu uma creche em Blumenau, Santa Catarina, matando quatro crianças e ferindo outras quatro.

Após os ataques, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que se reuniria nesta quarta-feira com os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Educação, Camilo Santana, para discutir medidas de combate à violência nas escolas. O foco principal foi a educação e o controle das redes sociais, especialmente em relação aos discursos de ódio.

Patrulhamento 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que, já na próxima semana, um edital será lançado para liberar R$ 150 milhões aos estados com a finalidade de reforçar o patrulhamento em escolas e creches.

"Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares das polícias estaduais ou guardas municipais. Primeiro edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões", disse Dino.

O ministro também declarou que o Ministério da Justiça tem atualmente uma equipe com 10 policiais que monitora na internet ameaças de ataques a escolas. Dino, no entanto, afirmou que essa equipe será reforçada e passará a contar com 50 policiais nos próximos dias.

Dino disse ainda que a possibilidade implantação de seguranças armados nos estabelecimentos de ensino será discutida pelo grupo interministerial.

Mais cedo, nesta quarta-feira, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, afirmou que a ideia do grupo interministerial será "valorizar na sociedade uma cultura da paz, uma cultura da não violência”.

Luto de três dias

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), decretou luto oficial de três dias e se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais.

"É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos". 

Jorginho Mello pontuou que determinou o encaminhamento das forças de segurança ao local. "Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor", escreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES