Governo decide sobre comando da CPI dos Cartões

Os oposicionistas afirmam que aceitam deixar o cargo com o PMDB, desde que o indicado seja Jarbas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal vai definir nesta quarta-feira se ceder? a presid?ncia da CPI mista dos Cart?es Corporativos ? oposi??o. Caso n?o haja acordo, o DEM e o PSDB v?o formalizar a instala??o de uma comiss?o apenas no Senado.

Na tarde de ontem, o l?der do governo no Senado, Romero Juc? (PMDB-RR), pediu 24 horas para definir o assunto. Em reuni?o com os l?deres partid?rios, a oposi??o se mostrou sens?vel ao pedido de Juc?, o que adiou para hoje a defini??o sobre a presid?ncia da comiss?o.

O senador Neuto de Conto (SC), indicado pelo PMDB para presidir a CPI mista disse ontem que poder? repensar o convite para assumir o cargo caso o Senado instale outra comiss?o para apurar irregularidades no uso dos cart?es.

Os oposicionistas afirmam que aceitam deixar o cargo com o PMDB, desde que o indicado seja o senador Jarbas Vasconcelos (PE), considerado "independente" do governo federal pela oposi??o.

Ontem, o l?der do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), sinalizou n?o estar disposto em ceder a presid?ncia da CPI mista ? oposi??o. Segundo o l?der, as negocia?es ficaram "piores" depois que o nome de Jarbas entrou na disputa, colocado pela oposi??o.

O peemedebista admitiu, por?m, que o partido poder? abrir m?o do cargo caso haja press?o do governo para um entendimento com a oposi??o. "Nada ? imposs?vel, mas eu n?o tenho como desconvidar o Neuto. Em 24 horas, muita coisa pode mudar, vamos aguardar", disse.

Raupp chegou a trocar farpas com o l?der do PSDB no Senado, Arthur Virg?lio (AM), durante reuni?o de l?deres partid?rios realizada nesta ter?a-feira. O peemedebista criticou a manobra da oposi??o em indicar Jarbas.

CPIs

Na opini?o de Conto, a abertura de duas comiss?es simult?neas para investigar o mesmo objeto ser? um "desastre" no Congresso uma vez que haver? a polariza??o entre governo e oposi??o em cada uma.

"Com duas comiss?es, eu vou repensar [o convite]. Eu acho que ser? um desgaste para todo o Parlamento porque n?o vai se apurar nada. Se houver duas CPIs, ser? uma disputa com as mesmas pessoas e os mesmos quadros", afirmou.

O senador disse que n?o se considera um "impasse" para solucionar a guerra travada entre governo e oposi??o pela presid?ncia da comiss?o mista dos cart?es. "Eu recebi um convite p?blico, dei retorno p?blico. Se o partido sair desse processo, eu saio junto", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES