Governo do Piauí criará Sistema de Regulação e planeja 2 novas maternidades

Secretário Antônio Luiz disse em entrevista que vai trabalhar para melhorar o atendimento à população e citou o uso da telemedicina

Secretário Antonio Luíz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nomeado secretário de Saúde, o auditor fiscal Antônio Luiz Soares Santos afirmou nesta quarta-feira, 4, que há mais de um ano vem acompanhando, verificando a parte de processos financeiros da Sesapi. 

“É um desafio por envolver muitas pessoas e a saúde é uma atividade fim e o objetivo maior é fazer com que a população perceba a melhoria no sistema de saúde no Piauí. Há várias coisas a serem feitas, como na área da infraestrutura, melhorar os hospitais e tem a parte de atendimento e aqui vamos tentar melhorar a parte de regulação do estado com o município”, disse, explicando que atualmente há sistemas diferentes para controlar a regulação. Dessa forma, segundo o secretário, a Prefeitura não enxerga as vagas no Estado e este não enxerga as vagas disponíveis na Prefeitura.

Para solucionar a questão de regulação, o secretário diz que está agendando uma reunião com a Prefeitura de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) até a semana que vem para tratar sobre a integração do sistema de regulação para que os hospitais do município possam enxergar vagas no estado e hospitais do Estado possam visualizar as vagas nos hospitais dos municípios para atender as pessoas. “Hoje são sistemas diferenciados, com gestores diferentes e nossa proposta é fazer um sistema único de regulação no estado do Piauí”, explica. 

Secretário Antônio Luiz falou da previsão de entrega da nova maternidade de Teresina (Divulgação)

Antônio Luiz defende sistema único e ao chegar um paciente do interior em Teresina, ele possa saber se a vaga era para o HUT, para o HGV ou outro hospital. “Defendo sistema único de visão para os gestores de regulação. Então queremos melhorar esse sistema”, afirma.

O secretário informou que a Nova Maternidade de Teresina informou que ela está com mais de 95% concluída, já tem equipamento para funcionar e a previsão é para o mês de abril.

O novo gestor da Saúde no Piauí disse que a saúde no Piauí já apresentou algumas melhorias na gestão do secretário Florentino Neto, com abertura de leitos nos hospitais do Piauí e ressaltou que os leitos abertos para UTI ficaram para atendimento de outras enfermidades. “Mas temos ainda várias frentes de trabalho e basicamente, em termos de infraestrutura, pretendemos inaugurar mais duas novas maternidades, uma em Teresina e outra em Picos”, ressalta.

Outra medida apontada pelo secretário a Telemedicina. “Nestes primeiros quatro meses queremos tentar colocar mais telemedicina para reduzir o número de viagens de pacientes do interior para capital em ambulâncias. Claro que a telemedicina não resolve tudo, mas ajuda nas coisas mais simples e, às vezes, até em casos mais delicados quanto se tem um médico especialista em Teresina que vai ver o paciente por meio do sistema, faz alguns exames e com isso consegue ajudar, em alguns casos, pacientes do interior sem que este precise vir a Teresina.

Ao Meio Norte, o secretário diz ter percebido que a ocupação dos leitos do Hospital Getúlio Vargas é muito com pacientes com cirurgias ortopédicos. “Queremos que os hospitais regionais façam essas cirurgias para que o HGV não seja tão ocupado e seja aberto espaço para outros tipos de cirurgias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES