Governo do Piauí incentiva produção e consumo de etanol no estado

O objetivo é gerar receita para o Estado a partir do recolhimento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de promover a aproximação do Governo do Estado com investidores do agronegócio, o governador Wellington Dias visitou, nesta sexta-feira (26), as instalações das indústrias do Grupo Olho d’Água e a Comvap, maior produtor de açúcar e álcool anidro no Piauí. O Grupo Olho d’Água Comvap, há 77 anos no mercado açucareiro, possui fábricas instaladas em União, Teresina e José de Freitas. Na oportunidade, o governador destacou a importância do estado ter um leque diversificado de empreendimentos, que geram emprego e renda, abastecem o mercado de consumo interno e exportam produtos e ainda injetam recursos na economia.

“Aqui é uma empresa que agrega pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar dentro do mesmo arranjo produtivo, o que beneficia muitos agricultores e gera emprego e renda. O grupo se destaca pelos investimentos em irrigação e na produção de energia limpa a partir do bagaço da cana. É uma empresa que contribui com o crescimento da economia do estado, pois paga impostos e gera empregos”, frisou Dias.  O governador disse ainda que governo está trabalhando uma política fiscal que permita que o mercado externo não possa ter mais vantagem sobre o mercado interno. “É preciso que aquilo que se produz no Piauí tenha um diferencial para aquilo que se consome de outros estados. A tese é de que haja sempre uma condição do próprio Piauí se autoabastecer”, destacou.

Durante a visita, o chefe do executivo do Estado afirmou que o Governo está adotando medidas para facilitar os trâmites burocráticos para a implantação de empresas e apoiar os investidores do Piauí. “Pra isso vamos descentralizar a Junta Comercial, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto de Terras e o Corpo de Bombeiros. Isso facilita a concessão de licenças ambientais e acelera a prestação de serviços para os empresários”, pontuou.

Dias revela ainda que a negociação junto à Bancada Estadual para a redução da alíquota do imposto cobrado sobre o álcool está em fase final. “A Bancada já aprovou o incentivo para a redução  de alíquota do álcool para ampliar o consumo do produto aqui, arrecadando Imposto Cobrado sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) dentro do estado. A intenção é que o álcool seja misturado à gasolina dentro do próprio estado, reduzindo o ICMS e adaptando os demais combustíveis para gerar uma receita complementar”, garantiu.

Segundo o diretor de operações do grupo, Luiz Fernando de Melo, o grupo empresarial produz cerca 1,14 milhões de toneladas de açúcar por ano e álcool suficiente para abastecer o mercado interno. “O Grupo Olho d’Água Comvap gera mais de 2500 empregos diretos e cerca de 5000 empregos indiretos. As empresas se destacam pela utilização de tecnologias modernas para irrigar 3,5 mil hectares; prevenção de acidentes de trabalho e estimulo à formação e qualificação dos seus funcionários e o respeito ao meio ambiente, com a preservação de mais de 50 mil hectares de terras”, revelou o diretor.  

Estiveram presentes na visita secretários de Estado, deputados e empresários. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES