Governo e missão italiana discutem abertura do Parque Nacional Serra das Confusões

Segundo Sérgio Vilela, os governos do Brasil e do Piauí mantêm acordo com o Governo Italiano

Governo e missão italiana discutem abertura do Parque Nacional Serra das Confusões | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma miss?o italiana, formada por representantes das prov?ncias de Emiglia Romana, Toscana, Mache e Umbria, visitou o Parque Nacional Serra das Confus?es e depois foi recebida pelo governador Wellington Dias. Estavam presentes os secret?rios S?lvio Leite, Roberto John e S?rgio Vilela.

Segundo S?rgio Vilela, os governos do Brasil e do Piau? mant?m acordo com o Governo Italiano e no caso do Piau?, o acordo ? mais especificamente com as pronv?ncias de Emiglia Romana, Toscana, Mache e Umbria. Na pauta do encontro, a discuss?o de adapta?es de metodologias de desenvolvimento local realizadas na It?lia para a realidade de uma regi?o do Piau?, que ? a Serra das Confus?es.

A miss?o italiana e os t?cnicos do Governo Federal voltam a se reunir nesta ter?a-feira, 26, para discuss?o e apresenta??o de projetos espec?ficos a serem desenvolvidos na regi?o. S?rgio Vilela comenta que os projetos incluem as cadeias produtivas da apicultura, cajucultura, biodiesel, ovinocaprinocultura e turismo.

Na reuni?o, o secret?rio Roberto John apresentou relatos da visita ao Parque Nacional Serra das Confus?es e declarou que o Instituto Chico Mendes j? repassou recursos para a Caixa Econ?mica Federal para implanta??o do plano de manejo do projeto a ser desenvolvido.

O governador Wellington Dias apresentou aos italianos os investimentos feitos na regi?o e destacou a necessidade de dar melhor estrutura ? Serra das Confus?es, j? que o Parque Nacional Serra da Capivara junto com a Serra das Confus?es forma o patrim?nio arqueol?gico do Piau?, que ? considerado um dos mais estruturados da Am?rica Latina.

O governador falou ainda que os projetos a serem trabalhados precisam atender a demanda e as potencialidades da regi?o e disse ainda que o Governo do Estado vem trabalhando a infra-estrutura da regi?o, com a constru??o de estradas, do Aeroporto Internacional de S?o Raimundo Nonato, implanta??o dos servi?os de saneamento b?sico, apoio t?cnico aos agricultores e ressaltou ainda a implanta??o de universidades com os cursos de Arqueologia, Turismo, Hist?ria Natural, Administra??o voltada para o empreendedorismo e ainda cursos t?cnicos para capacita??o da m?o-de-obra.

Como se trata de uma regi?o isolada, mas de uma grande riqueza arqueol?gica e tamb?m de poss?veis fontes de min?rios, o governador declarou a import?ncia da parceria entre o Piau? e a It?lia e disse que a meta ? trazer qualidade de vida para a popula??o e aproveitar a experi?ncia italiana na ?rea de parques para tornar o Parque Nacional Serra das Confus?es auto-sustent?vel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES