Governo estuda incluir caminhões no plano de baratear carros populares

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discutiu detalhes da proposta com o presidente Lula

Governo estuda incluir caminhões no plano de baratear carros populares | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma reunião para discutir os detalhes da proposta destinada a reduzir o custo dos carros populares, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consideraram a inclusão, no pacote, da renovação da frota de caminhões. Essa informação foi divulgada pela TV Globo. 

Após a reunião com o presidente, Haddad informou aos jornalistas que ele havia dado o aval às diretrizes do projeto, porém, a data oficial para o seu lançamento ainda não foi definida. Agora, a intenção é aproveitar o anúncio para estender a medida também aos caminhões, visando uma ampliação do alcance da proposta. 

O ministro também afirmou que a previsão é concluir a elaboração da Medida Provisória até a próxima segunda-feira (5), no máximo. Além disso, o governo ainda está trabalhando na definição de como comunicar à população a forma pela qual os impostos serão reduzidos e quais critérios foram adotados para a diminuição do preço dos carros populares. Esse é um ponto que ainda precisa ser resolvido.

Com o objetivo de estimular o setor automobilístico, o governo divulgou na semana passada incentivos fiscais para veículos com valor de até R$ 120 mil, considerando três critérios: eficiência energética, preço e conteúdo nacional. No entanto, a compensação dessa redução de impostos ainda não foi determinada pelo governo e precisa ser definida. A forma como essa desoneração será compensada na arrecadação ainda está em discussão.

Haddad apenas disse que o programa durará “em torno de quatro meses” e explicou que a redução temporária de impostos não trará impacto para os cofres públicos porque a fonte de financiamento está definida. “Nós fechamos um entendimento. Ficou um desenho bom para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços], bom para a Fazenda. Os dois ministérios estão muito bem contemplados”, disse Haddad ao retornar do Planalto. 

(Com informações do portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES