Governo faz aceno a Marina e vai tentar reverter mudanças em MP

Alexandre Padilha disse que isso não impede a implementação do programa político do governo

Ministros falam sobre Medida Provisória | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo Luiz Inácio Lula da Silva vai continuar negociando para reverter as mudanças em atribuições de ministérios aprovadas pela comissão mista do Congresso Nacional e manter os pontos originais da Medida Provisória (MP) que definiu a estrutura administrativa do governo. O texto foi aprovado na quarta-feira (24) e ainda deverá passar por votações nos plenários da Câmara e do Senado até o dia 1º de junho.

O relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) retirou diversas funções das pastas do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e também do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).  A matéria ainda deverá tramitar no plenário da Câmara e do Senado. De acordo com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, a maior parte ou quase a totalidade dos pontos foi mantido o conceito original da MP, no entanto, é preciso continuar trabalhando para que os pontos que foram alterados e que, conforme o Governo, da forma como foi alterado, não está alinhado com a política de governo, sejam novamente discutidos em outros espaços legislativos em que a MP ainda tramitará.

Nesta sexta-feira, Rui Costa participou de uma reunião de “alinhamento” com Lula e os ministros Marina Silva, Sônia Guajajara, Esther Dweck (Gestão), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), além de líderes do governo no Congresso.  

Leia Mais

Rui Costa afirma que o governo atuará na questão da demarcação de terras, que passaria da competência dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça, segundo a mudança feita na comissão do Congresso e também nas diretrizes dos recursos hídricos, pois a retirada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do Meio Ambiente e sua alocação no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional foi uma das controvérsias do relatório.

Ao ser questionado sobre o possível esvaziamento de poder do MMA e do MPI, o ministro da Secretaria de Relações Institucioanis, Alexandre Padilha disse que isso não impede a implementação do programa político do governo, que insere a sustentabilidade ambiental no centro da agenda de desenvolvimento e relatou que isso não é ministério isolado, mas um time que atua de forma coordenado.

“O governo tem instrumentos que não impedem, que qualquer mudança de troca de competências que o Congresso Nacional possa vir a fazer, não impedem que a ação do governo, a ação dos seus ministros e ministras, seus responsáveis, continuem a agenda de sustentabilidade, que tem tido, já na largada do governo, resultados muito positivos, como a redução de mais de 42% do desmatamento na Amazônia. A ministra Marina trouxe esses dados, e o protagonismo do Brasil na agenda ambiental e de mudança climática no Brasil e no mundo”, ressaltou Padilha.

Padilha minimizou as críticas de que ministérios estariam sendo esvaziados e afirmou que o governo tem meios de garantir a aplicação de suas políticas de sustentabilidade e de agenda econômica. Ele reitera ainda que o relatório não acaba com nenhum ministério e não tira do governo a possibilidade de poder implementar sua agenda.  "Vamos continuar conversando com o Congressocom o relator, para buscar até a votação no plenário aprimoramentos necessários a partir das demandas, do diálogo que temos feito há semanas. É muito importante ter clareza que o relatório consolida a criação de 37 ministérios”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES