Governo federal está 'vivendo a crise dos seis meses', diz Marina Silva

Marina Silva também relembrou sua atuação como ministra do Meio Ambiente durante o primeiro governo de Lula (2003-2007).

Governo federal está 'vivendo a crise dos seis meses', diz Marina Silva | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na entrevista concedida ao Estúdio i nesta quinta-feira (25), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que o terceiro mandato do presidente Lula está enfrentando um período de "crise dos seis meses".

Nesta quarta-feira (24), um parecer favorável à proposta de reestruturação dos ministérios foi aprovado em uma comissão mista. Essa proposta inclui mudanças que resultam na retirada de atribuições dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, além de outras medidas.

De acordo com Marina Silva, um dos fatores que contribuíram para a aprovação dessa proposta é uma mudança na correlação de forças entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional, com um aumento do poder deste último nos últimos anos. Ela ressalta que essa mudança na dinâmica política pode ter influenciado nas alterações realizadas e na redistribuição de atribuições ministeriais.

"Infelizmente, nós estamos vivendo uma situação em que existem alguns setores querem reeditar a estrutura de governança do governo Bolsonaro no governo do presidente Lula, desrespeitando a autonomia que o governo tem em relação à gestão e desrespeitando a própria MP [medida provisória] do presidente que criou essa nova estrutura", disse a ministra.

Marina Silva relembrou sua atuação como ministra do Meio Ambiente durante o primeiro governo de Lula (2003-2007) e destacou a ocorrência de uma crise semelhante à atual, que aconteceu durante as discussões sobre a liberação do plantio de sementes transgênicas. Ela ressalta a importância de se debater e analisar cuidadosamente as questões relacionadas ao meio ambiente, considerando os potenciais impactos e a proteção dos recursos naturais.

Em ambos os casos, segundo Marina, o governo federal agiu de acordo com o que postulava o ministério, mas sofreu derrota no Congresso Nacional. "Nós estamos vivendo um tensionamento que não está sendo fácil", disse. A ministra afirmou que ela, o presidente Lula e outras pastas estão em contato, buscando formas de diálogo com os parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES