Governo Federal reconhece emergência em cidades do Piauí

Marcolândia e Vila Nova do Piauí receberão auxílio da União

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário nacional de Defesa Civil, Renato Newton, reconheceu a emergência em duas cidades piauienses por conta da estiagem, são elas: Vila Nova do Piauí e Marcolândia. Atualmente, 44 municípios do Piauí estão em situação similar. Por meio do reconhecimento da situação de emergência, os municípios recebem auxílio da União para minimizar os danos provocados pela seca. Os municípios abarcados ganham o direito de integrarem ações especiais do Governo Federal, com a liberação de créditos suplementares para minimizar os problemas ocasionados pelo período. A situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre, que embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

O indicativo é que o número de municípios com a emergência reconhecida aumente, nesta semana o governador Wellington Dias (PT) autorizou o decreto em mais 45 cidades, devido a irregularidade na distribuição das chuvas nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Os decretos são válidos por seis meses, sendo assim estes municípios já tem a garantia do auxílio da União para enfrentamento da seca até maio do ano que vem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES