Governo lança edital com 5,9 mil vagas para o novo Programa Mais Médicos

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50; inscrições iniciam na sexta-feira (26)

Governo lança edital com 5,9 mil vagas para o novo Programa Mais Médicos | Alejandro Zambrana/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal anunciou hoje, segunda-feira (22), a abertura do edital para o Programa Mais Médicos. Serão disponibilizadas um total de 5.970 vagas, que serão distribuídas em 1.994 municípios por todo o Brasil. As inscrições terão início na sexta-feira (26) e permanecerão abertas até o dia 31 de maio. 

A convocação prioritária será direcionada aos médicos brasileiros formados no país. No entanto, profissionais formados no exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, também terão a oportunidade de serem convocados, porém, para as vagas remanescentes. 

Conforme anunciado pelo governo, o edital lançado tem como objetivo "preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos". Adicionalmente, um total de mil vagas será destinado à região da Amazônia, visando atender às necessidades específicas dessa área. Cada bolsa-formação concedida pelo programa terá um valor de R$ 12.386,50 e terá duração de 48 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 48 meses.

Segundo as estimativas do governo, prevê-se que o processo seletivo ocorra em junho, com a expectativa de que os profissionais selecionados iniciem seu trabalho nas respectivas regiões designadas até o final do mesmo mês. A seleção dos médicos será realizada por meio da avaliação curricular dos candidatos, na qual serão atribuídas pontuações para cada formação adicional e experiência prévia que o médico possua. Cada candidato poderá acumular até 90 pontos no total.

Novidades do novo edital

  • Tempo de contrato (de três para quatro anos)
  • - Possibilidade de licença maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias)
  • - Especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família

(Com informações do Portal g1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES