Governo libera novo parque eólico na Serra dos Caboclos

No mês passado, a Semar já havia recebido o pedido de duas licenças

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente liberou na última quinta-feira, 29 de novembro, a licença de operação para o parque eólico Santa Verônica, localizado na Serra dos Caboclos, em Caldeirão Grande do Piauí. Ao todo, o empreendimento conta com 11 aerogeradores, 29,7 MW de potência e área total de 269,77 hectares. Nisso, o Governo solicitou estudo de impacto ambiental.

No mês passado, a Semar já havia recebido o pedido de duas licenças para operação de parques eólicos no Piauí, com 51 MW de potência, localizados no município de Lagoa do Barro. Também já foi dada a anuência para o início da operação de nove unidades geradoras do Complexo Eólico Lagoa do Barro 01. A autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) possibilitou a operacionalização de 27.000 KW de potência instalada. O Complexo Lagoa do Barro terá uma capacidade instalada de 195 megawatts, contando com 65 aerogeradores, cada um com potência de 3 MW, instalados em torres de concreto com 120 metros de altura e distribuídos por 8 parques eólicos. A conclusão das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro está prevista para este semestre dentro do prazo estipulado. O investimento prospectado no empreendimento gira em torno de R$ 1,3 bilhão. O Piauí é destaque na produção de energias limpas, consolidando-se entre os cinco maiores Estados produtores do país em potência instalada.

Diante desse cenário de crescimento, dados da Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) indicam que nos sete primeiros meses deste ano a geração de energia eólica em operação comercial no Piauí apresentou crescimento de 17,8%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES