Governo Lula desfaz oferta comercial de Jair Bolsonaro para países ricos

Essa proposta tinha como objetivo abrir o mercado nacional para a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas

Lula e Joe Biden | Ricardo Stuckert/ PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma das mudanças mais significativas na política comercial externa do país desde a posse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, será realizada a retirada de uma oferta anteriormente apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a economias desenvolvidas. Essa proposta tinha como objetivo abrir o mercado nacional para a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas, em condições praticamente equivalentes às das empresas nacionais. 

O Itamaraty confirmou  que enviou para a missão do Brasil junto à OMC (Organização Mundial do Comércio) a instrução para que a oferta do país para aderir ao Acordo de Compras Governamentais seja retirada. O acordo é composto por cerca de 40 países, praticamente todos eles ricos. Fazem parte as economias dos EUA, Europa, Canadá, Austrália e Japão, entre outros.

Nenhum país latino-americano está incluído nesse acordo, que também não conta com a participação de outros países emergentes importantes. Essa iniciativa é vista como uma estratégia dos países desenvolvidos para expandir seus mercados entre as economias em desenvolvimento. 

Leia Mais

Durante décadas, o Brasil havia se mantido afastado dessa iniciativa, recusando-se a participar. No entanto, o governo de Jair Bolsonaro rompeu com a tradição do Itamaraty e, em uma tentativa de estreitar os laços com os Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump, propôs a abertura do mercado brasileiro de compras públicas. 

Ao aderir a esse tratado, o Brasil assumiria o compromisso de abrir suas licitações para empresas estrangeiras, em um mercado com um potencial de US$ 150 bilhões. Para obter a aceitação, o governo Bolsonaro apresentou propostas sobre os setores que seriam alvo de liberalização.  A retirada da oferta brasileira, agora, frustrará governos de países ricos, que buscavam ampliar a presença de suas empresas na economia nacional.

Ainda em 2022 e após a vitória nas urnas, assessores de Lula recomendaram que a proposta do ex-presidente fosse de fato reavaliada. O motivo: : ao abrir o setor de licitação pública à concorrência estrangeira, o Brasil estaria abrindo mão de um espaço importante para promover determinados setores da indústria nacional.

No contexto da OMC, é importante ressaltar a necessidade de revisão da oferta ao Acordo de Compras Governamentais, conforme mencionado em um documento no final de 2022, o qual orientou a nova política externa.

Um movimento semelhante de preocupação já havia ocorrido internamente durante o governo Lula, durante os debates sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Para uma parte do governo, o tratado entre os dois blocos poderia permitir que os europeus participassem com uma posição de vantagem em licitações públicas no setor da saúde, o que aumentaria ainda mais a vulnerabilidade do SUS e a dependência de fornecedores estrangeiros.

As informações são do colunista Jamil Chade, do UOL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES