Governo Lula espera que viagem à China abra porta para o agronegócio

O ministro Carlos Fávaro afirmou que a viagem à China vai aproximar ainda mais o agronegócio do governo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a China no próximo domingo (26), em mais um compromisso da sua agenda internacional. Em declaração ao site oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro afirmou que a viagem à China vai aproximar ainda mais o agronegócio do governo.

“A diversidade e o tamanho desse grupo de empresários do agro na viagem à China demonstra o prestígio do presidente Lula e marca a aproximação do governo, já nos primeiros meses de mandato, desse setor tão importante para a economia brasileira”, pontuou.

O ministro viajou a Pequim na última segunda-feira (20), acompanhado de mais de 100 empresários brasileiros de diversos setores do agronegócio. 

Em postagem no Twitter oficial do Ministério, Fávaro anunciou a suspensão do embargo à carne bovina brasileira e comemorou a retomada das exportações ao país asiático. “Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse.

A China havia suspendido as importações em fevereiro após confirmação de um caso do mal da “vaca louca”, no município de Marabá, no Pará.

China abre porta para Lula no agronegócio | Foto: TV SenadoO país é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. Segundo informações do Planalto, o país asiático chegou a ter 31,9% de participação nas exportações, totalizando um valor de US$ 50,79 bilhões. Além da carne bovina, o país chinês também é protagoniza no envio de soja em grãos, carne bovina in natura, carne de frango in natura, celulose, açúcar de cana em bruto e algodão.

Fávaro irá integrar a comitiva presidencial de Lula a partir de terça-feira, 28. Nesta semana, o petista afirmou que a viagem é “extremamente importante não só para garantir a relação boa que o Brasil tem com a China, mas para ampliarmos a nossa relação”. Lula estará acompanhado de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. Arthur Lira (PP-AL) já havia informado que não iria integrar a comitiva oficial



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES