Governo repudia ataques a Vini Jr. e cobra ações da Fifa e Espanha

O comunicado foi emitido em conjunto pelos ministérios das Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte, Direitos Humanos e Cidadania.

Governo repudia ataques a Vini Jr. e cobra ações da Fifa e Espanha | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 22 de maio, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota em que expressa seu total repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, durante os jogos da liga espanhola.

O comunicado foi emitido em conjunto pelos ministérios das Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte, Direitos Humanos e Cidadania. No texto, o governo solicita que as autoridades governamentais e esportivas da Espanha adotem as medidas necessárias para responsabilizar os perpetradores dos atos racistas e garantir que tais incidentes não se repitam.

O governo brasileiro menciona especificamente, na nota, a FIFA (Federação Internacional de Futebol), a Federação Espanhola e a "LaLiga" (primeira divisão do campeonato espanhol), solicitando que essas entidades também tomem as devidas providências diante dos ataques racistas sofridos pelo jogador Vinicius Jr.

Leia Mais

Durante o dia, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, enfatizou que os atos de racismo são uma manifestação de maldade que precisa ser combatida desde sua origem.

De acordo com informações divulgadas pelo blog da Andréia Sadi, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) planeja convocar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, a fim de obter explicações sobre o incidente racista ocorrido no domingo (21), no qual Vinicius Jr. foi alvo de insultos racistas por parte de torcedores do Valencia.

Do Japão, ainda na noite de domingo (no horário brasileiro), o presidente Lula manifestou solidariedade ao jogador, e cobrou ações por parte de autoridades do futebol espanhol. "É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol", disse Lula. No dia 10 de maio, Brasil e Espanha assinaram um acordo bilateral para o combate ao racismo e à xenofobia.

Leia abaixo a íntegra da nota

"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha. Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo.

Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES