Governo sanciona lei que implanta plano de cargos e carreiras da Adapi

De acordo com a nova lei, ficam estabelecidos três grupos ocupacionais de servidores efetivos para o órgão

Governo sanciona lei que implanta plano de cargos e carreiras da Adapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a lei nº 7.953, de 17 de janeiro de 2023, que implanta o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCVV) dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), bem como revoga a lei nº 6.309, de 30 de janeiro de 2013. O documento foi publicano no Diário Oficial do Estado. Atualmente, 460 servidores serão beneficiados com o plano.

“A implantação do PCCV é uma reivindicação antiga dos servidores da Adapi, que agora nós vamos conseguir colocar em prática. A importância dessa implantação é que o servidor tem a possibilidade de alcançar patamares salariais mais elevados, de acordo com seu desenvolvimento pessoal e sua contribuição ao órgão, colaborando com uma maior eficiência para o serviço de defesa agropecuária no estado do Piauí e garantindo a saúde da população”, destacou o governador Rafael Fonteles.

Governo sanciona lei que implanta plano de cargos e carreiras da Adapi - Foto: Ascom

De acordo com a nova lei, ficam estabelecidos três grupos ocupacionais de servidores efetivos para o órgão: Fiscal estadual agropecuário, técnico estadual de fiscalização agropecuária e técnico de apoio administrativo.

Entre suas atribuições, o fiscal estadual agropecuário ficará incumbido de funções ligadas à inspeção, fiscalização, classificação e controle de produtos agropecuários e demais ações. O técnico estadual de fiscalização agropecuária atuará em atividades de inspeção, fiscalização e classificação de produtos agropecuários, subsidiando e auxiliando o fiscal estadual agropecuário. Já o técnico de apoio administrativo ficará encarregado da execução com métodos e habilidades específicas.

Já os cargos de agente operacional de serviços, regidos pelas leis: 038/2004, 6.560/2014 e 6.856/2016; passam a compor quadro em extinção. Desta forma, suas atribuições serão encerradas quando os servidores lotados na função se aposentarem.

Para ingressar nesses quadros, é necessário fazer concurso público, sempre na classe e referência iniciais das respectivas carreiras. Ademais, ela possibilita o desenvolvimento dos profissionais por meio de progressão e promoção funcional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES