Governo tenta garantir auxílio-gás, mas Congresso impõe resistência

Líderes governistas articulam com parlamentares para votar texto dentro do prazo

Congresso dificulta votação de MPs de assistência social | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para tentar salvar o benefício do auxílio-gás, previsto numa medida provisória que pode perder a validade na próxima sexta-feira (02/06), representantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articulam com parlamentares para conseguir emplacar a votação do texto ainda nesta semana.

Leia Mais

A inclusão do auxílio-gás no Bolsa Família foi uma estratégia do governo para contornar os obstáculos elaborados entre Câmara e Senado, os quais atrasaram a análise e discussão dessas medidas por meses.

O benefício sobre o auxílio-gás, que garante o pagamento de 100% de um botijão de 13 kg para famílias de baixa renda per capta, foi elencado no relatório da MP  da Bolsa Família, sancionado no dia 10 de maio em uma comissão mista.

A MP da Bolsa Família perde a validade no fim deste mês. Porém, até agora, não houve promoção de acordos entre líderes para que o documento entre em plenária de votação nas Casas.

Clima de incertezas

O relator da MP da Bolsa Família, deputado Dr. Francisco (PT-PI), assegurou, por intermédio da assessoria de imprensa, que já houve a solicitação, para que o texto seja levado à Câmara dos Deputados, por parte da liderança do governo.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), relatou que busca finalizar a votação das medidas provisórias até o fim desta semana.

“Nossa determinação, nosso trabalho, nosso esforço é para entregá-la ao presidente da República até quinta-feira. Tanto eu quanto o líder [do governo no Senado, Jaques] Wagner, quanto o líder [do governo na Câmara, José] Guimarães, toda a coordenação política do governo está empenhada nisso. A prioridade é a entrega das MPs”, afirmou.

Entretanto, alguns congressistas pontuam ser difícil votar o documento nas duas Casas, “por mais que a MP da Bolsa Família esteja pacificada”.

No encontro de líderes do Senado, ocorrido na última quinta-feira (25), os parlamentares também não agendaram a votação do texto.

Alternativa

O Palácio do Planalto analisa editar um protocolo para a viabilização do pagamento do auxílio-gás, no próximo mês, caso o documento não consiga ser votado dentro do prazo.

“Dessa forma, estará garantido o pagamento do benefício do PAGB [Programa Auxílio Gás dos Brasileiros] no valor de 100% até o fim de 2023, independentemente se a MP nº 1.155/2023 prosperar ou não. Os procedimentos administrativos para publicação do decreto seguem em curso”, declarou o Ministério do Desenvolvimento Social, em nota.

O Programa Social Auxílio Gás do Brasileiros foi formulado em uma lei de novembro de 2021, que foi ratificada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PT). A assistência tinha o objetivo de diminuir os impactos do preço do botijão de gás na época. O pagamento era de 50% do valor do botijão. Mas, desde agosto do ano passado, as famílias beneficiadas têm recebido a quantia integral do botijão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES