Graça Amorim será presidente do Partido da Mulher Brasileira no PI

Graça Amorim precisa se desfiliar do PTB para assumir presidência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Vereadora Graça Amorim vai assumir o Partido da Mulher Brasileira (PMB) no Piauí. Ela se reuniu, na semana passada com a presidente nacional do partido, Suêd Haidar, onde tratou dos últimos detalhes para presidir a sigla no Piauí.

Graça Amorim precisa ainda se desfiliar do PTB para assumir a presidência do partido e isso só acontecerá no prazo de desfiliação partidária que permite a migração de sigla sem perda do mandato, a esperada “janela” que é um dos tópicos da reforma política, que começou a ser votada pela Câmara Federal no final de maio. A comissão provisória da executiva do PMB regional Piauí, cujo número é o 35, está interinamente sendo representada por Lais Maria Silva Martins, que chama atenção para o fato de que o nome Partido da Mulher Brasileira não significa dizer que só mulheres poderão ser filiadas. “É grande o número de deputados federais que aderiram ao PMB”, diz Laís.

Graça Amorim lembra o estatuto do partido ao ressaltar que o PMB têm como prioridade a igualdade de diretos entre os sexos.“O partido terá como uma das maiores bandeiras de luta a igualdade de direitos em todas as áreas. A política, por exemplo, é uma das áreas em que há esta diferença. Apesar das mulheres representarem mais da metade do eleitorado, apenas 9% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por elas. É um quadro que precisa ser mudado”, destaca a vereadora.

HISTÓRICO

Em novembro de 2015, o partido recebeu seus primeiros filiados com mandato no Congresso Nacional. Foram eles, todos homens, os deputados Domingos Neto (CE, ex-PROS), Ezequial Teixeira (RJ, ex-SD), Pastor Franklin (MG, ex-PTdoB), Toninho Wandscheer (PR, ex-PT), Valtenir Pereira (MT, ex-PROS), Victor Mendes (MA, ex-PV) e Weliton Prado (MG, ex-PT). Em 11 de dezembro o partido já contava com 22 deputados, dentre os quais havia apenas duas mulheres, Brunny e Dâmina Pereira. De lá para cá, o partido vem crescendo e se consolidando nos estados. No Ceará, a deputada estadual, Laís Nunes, também assinou a ficha de filiação com o partido. No início de dezembro, o PMB filiou o seu primeiro senador, Hélio José (DF, ex-PSD).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES