Heráclito ajuda a aprovar relatório que pede cassação de Renan

Heráclito aprovou relatório que pede cassação de Renan

Heráclito ajuda a aprovar relatório que pede cassação de Renan | Montagem/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho de ?tica do Senado aprovou nesta quarta-feira (5), por 11 votos a 4, relat?rio que pede a cassa??o do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). A decis?o ainda depende de aprova??o em plen?rio.

Calheiros ? acusado, neste processo, de ter despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes J?nior. Agora, o caso ser? remetido ? comiss?o de Constitui??o e Justi?a, que analisar? a constitucionalidade da decis?o. Em seguida, segue para vota??o no plen?rio. A cassa??o do mandato depende de aprova??o por maioria dos senadores.

Embora o pr?prio Renan tenha defendido que a vota??o fosse secreta, os votos foram abertos. Veja abaixo como votou cada senador do Conselho de ?tica.

A Favor da Cassa??o

Her?clito Fortes (DEM-PI)

Augusto Botelho (PT-RR)

Jo?o Pedro (PT-AM)

Renato Casagrande (PSB-ES)

Eduardo Suplicy (PT-SP)

Dem?stenes Torres (DEM-GO)

Marconi Perillo (PSDB-GO)

Marisa Serrano (PSDB-MS)

Jefferson P?res (PDT-AM)

Romeu Tuma (DEM-SP)

C?sar Borges (DEM-BA)

Contra a Cassa??o

Epit?cio Cafeteira (PTB-MA)

Wellington Salgado (PMDB-MG)

Almeida Lima (PMDB-SE)

Gilvam Borges (PMDB-AP)

O ?nico senador titular do Conselho de ?tica que n?o votou foi Aldemir Santana (DEM-DF). Em seu lugar, votou o suplente C?sar Borges.

Deslealdade

Antes da vota??o, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) leu voto em separado pedindo absolvi??o de Renan e afirmou que a suposta quebra de decoro parlamentar da qual Renan ? acusado "pode ter partido da pr?pria relatoria". "Pelo simples manuseio do processo, encontrei os documentos que os relatores dizem n?o ter encontrado, o que me faz acreditar na deslealdade do parecer."

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), uma das relatoras do processo contra Renan rebateu as insinua?es de que teria mentido no conte?do do relat?rio que pede a cassa??o do mandato do senador.

?Quando a gente faz um relat?rio, a emiss?o de um parecer n?o pode parecer deslealdade, n?o ? mentira. N?o acho que fui desleal com o senador Renan Calheiros?, disse Marisa Serrano.

A senadora respondeu reafirmando que Renan n?o provou, em nenhum momento, que tinha recursos para arcar com os pagamentos feitos ? jornalista M?nica Veloso, com quem tem uma filha. Renan ? acusado de ter usado o lobista Cl?udio Gontijo, representante da empreiteira Mendes J?nior, para pagar a pens?o e o aluguel de M?nica. "Estou tranq?ila", disse.

"Nosso relat?rio ? t?cnico, a maior parte da an?lise foi feita com base em per?cia da Pol?cia Federal e complementado por avalia?es nossas", completou o outro relator, Renato Casagrande (PSDB-ES).

Casagrande disse ainda que, com base nos valores declarados, chegaram ? conclus?o de que Renan "n?o tem condi?es, com a fonte de renda que tem, de arcar com as despesas, incluindo a pens?o da jornalista M?nica Veloso".

Aliado

O terceiro relator do processo, senador Almeida Lima (PMDB-SE), aliado do presidente do Senado que havia apresentado seu relat?rio pedindo arquivamento do caso, elogiou Salgado.

"Dissecou no seu voto item por item que foi objeto de esteio para o pedido de cassa??o", afirmou Lima. "Eu pediria ?s suas excel?ncias que confrontem os documentos para saber se Renan Calheiros agiu dessa forma. Posso afirmar, algu?m ou mentiu ou est? equivocado", disse, referindo-se ao relat?rio que pede a cassa??o.

Apoio Tucano

Os senadores do PSDB que integram o Conselho de ?tica demonstraram solidariedade ? correligion?ria Marisa Serrano. O l?der tucano, Arthur Virg?lio (AM), saudou a solidez dos argumentos utilizados por Marisa e por Renato Casagrande no relat?rio que sugere a cassa??o de Renan. Ele disse que partido est? convicto em favor da cassa??o do presidente do Senado.

O senador Marconi Perillo (GO) classificou o voto separado de Wellington Salgado de superficial. ?? um relat?rio sem argumento substantivo. ? apenas ret?rico, aprisiona-se em argumentos que tentam refutar o irrefut?vel", disse o tucan



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES