Hillary Clinton: 'Devemos aceitar resultado e olhar para o futuro'

Ela disse que sentia orgulhosa e grata pela maravilhosa campanha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Candidata derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton fez nesta quarta-feira (9), em Nova York (EUA), um pronunciamento reconhecendo a vitória do republicano Donald Trump na eleição para presidente dos Estados Unidos.

"Espero que [Donald Trump] seja um presidente bem-sucedido para todos os americanos", afirmou. "Devemos aceitar o resultado e olhar para o futuro", defendeu.

Ela reconheceu que o país sai "profundamente dividido de uma eleição disputadíssima", e por isso se ofereceu para ajudar o novo presidente "no que for preciso para garantir uma transição pacífica".

Hillary disse que sentia orgulhosa e grata pela "maravilhosa campanha" que fez e agradeceu seus apoiadores e se desculpou "por não ter vencido essa eleição":

"Vocês representam o melhor da América", agradeceu, sob aplausos.A candidata derrotada afirmou que a derrota é "dolorosa e será por algum tempo" e que a nação está mais "dividida do que todos queremos", mas que não se pode parar de lutar por aquilo que é correto e vale a pena.Agradeceu ainda especificamente às mulheres, dizendo que nada mais a orgulhava do que ser a "campeã" delas.

E terminou repetindo que "somos mais fortes juntos", lema de sua campanha presidencial, convocando seus apoiadores a seguir em frente e se dizendo "incrivelmente honrada". Às 14h53 (horário de Brasília), encerrou seu pronunciamento, seguido de um beijo do marido, Bill Clinton, à sua direita no palco, e da filha Chelsea.

Hillary telefonara durante a madrugada para cumprimentar o republicano Donald Trump e reconheceu a derrota. Trump contabilizava, até o início da tarde desta quarta, 276 votos no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, seis a mais do que o necessário para vencer a disputa (270). Hillary somava 218 votos.A candidata democrata, em caso de vitória, se tornaria a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

O resultado adverso foi recebido com surpresa e perplexidade, uma vez que pesquisas e projeções apontavam vitória de Hillary. Mas ela acabou perdendo em Estados considerados essenciais, como Flórida, Ohio e Carolina do Norte.

O resultado final das eleições norte-americanas ainda não saiu, pois faltam contabilizar votos de Estados, como Washington e Califórnia. Entretanto, a vitória de Trump é irreversível.

TRANSIÇÃO

Para esta quinta-feira (10), foi marcado o primeiro encontro sobre a transição na Presidência dos Estados Unidos. Reunirá na Casa Branca, em Washington, o presidente Barack Obama e o presidente eleito.

Segundo comunicado oficial da Presidência divulgado nesta quarta, "garantir uma transição de poder suave é uma das prioridades do presidente identificada no começo do ano e um encontro com o presidente eleito é o próximo passo".

Donald Trump assume a Presidência da República em 20 de janeiro de 2017, para um mandato de quatro anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES