Hilo de Almeida é empossado no TJ e crê em saída para ação contra Executivo

Ação impetrada pelo Tribunal de Justiça cobra quase R$ 7 bilhões do Governo do Piauí. A votação da LOA só será realizada após solução.

Hilo de Almeida é empossado no TJ e crê em saída para ação | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Desembargador Hilo de Almeida Sousa assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí na noite desta sexta-feira, 06 de janeiro, na nova sede do Judiciário local. "Fico muito feliz com essa missão", sinalizou e ressaltou o desafio de aproximar o Poder Judiciário das pessoas e seu objetivo passa por encontrar novas e eficientes formas de estrelar esse laço com a sociedade.

Durante coletiva de imprensa, ele disse que acredita num entendimento com Governo para resolver o problema envolvendo a ação judicial que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e versa num montante de R$ 7 bilhões. Ele crê na melhor solução possível, de forma que seja positivo tanto para o Judiciário quanto para toda sociedade.


Sobre o concurso dos cartórios, o Desembargador explicou não haver mais nenhuma pendência fiscal e o concurso está na última fase. "Terminada essa fase já vamos nomear os aprovados".

O Desembargador José Ribamar Oliveira abriu a sessão solene de posse do Desembargador. No seu discurso, o Ribamar Oliveira avaliou a sua gestão 2021 e 2022 e disse que construiu o plano estratégico, estabeleceu metas e disse que objetivo maior era o reposicionamento do TJ no cenário nacional e estadual.

Ele citou a reforma e construção de fóruns. Foram mais de 2 mil metros quadrados em reforma e citou seis obras em fase finalização. O desembargador ainda do plano diretor de tecnologia e informação com 39 projetos, centenas de solução de conflitos, investiu mãos de 34 milhões na tecnologia.

Ribamar Oliveira destacou também as avaliações do CNJ e foi ouro na área de tecnologia da informação. “Somos o primeiro tribunal do Brasil a implantar plano de indigência virtual, o balcão virtual e migração de  sistemas para o PJe”.  Sobre a baixa processual, ele falou da meta de baixar em 206 mil processos, número alcançado antes do prazo.

As turmas recursos, a meta foi ultrapassada mais de cinco vezes. "O TJ abriu para sociedade, fez acordos de cooperação técnica para juizado especiais em Teresina e outras cidades.", disse, falando ainda parcerias com o STJ, com TJ- Bahia, TRF e CNJ.

Interiorização da Justiça

O novo líder da Corte disse ainda que como corregedor de Justiça percorreu todo o estado e foram 156 unidades visitadas. Ademais, fez um diagnóstico da Justiça e um dos projetos de sua gestão é a interiorização da Justiça e fazer com que os jurisdicionais tenham acesso a internet.

O novo presidente diz que o TJ está atendo aos objetivos estabelecidos pelo plano estratégico do CNJ, cujo foco é a prestação jurisdicional eficiente na ponta, que permite a homens e mulheres ver seus direitos assegurados e a justiça sendo feita de fato. "Construímos um plano de gestão que possa garantir uma relação realmetne respeitosa com cada cidadão e cidadã piauiense. E isso só é possível com o atendimento de uma única premissa, que é levar a Justiça onde o povo está", disse.

"Queremos dotar cada cidade com ponto de atendimento onde as pessoas possam ter informações sobre seu processo, data que vai ser julgado", declarou, enfatizando que o plano é criar instrumentos de acesso à justiça, tornando-a cada vez mais célere e eficaz. "É um objetivo que vem sendo perseguido há várias gestões deste Tribunal de Justiça", disse.

O projeto tem como foco a inclusão digital. "Um projeto audacioso, estamos vivenciando um ciclo de evolução, fomos premiados com o selo Prata. Mas tem um item que precisa melhorar que é a produtividade", afirmou.

"Vamos investir na ampliação das secretarias unificadas, iniciativa que já provou o quanto é possível melhorar a gestão de recursos humanos e materiais, trazendo mais economia e eficiência para o Judiciário. Isso sem falar nas ações que vão operar em áreas como sustentabilidade ambiental, regularização fundiária, valorização e tantos outros", afirmou.

Redução de processos

O corregedor geral Olimpio José Passos Galvão diz que assumiu uma missão muito grande, pois o judiciário piauiense tem um número de processos muito elevados.

"No primeiro grau são 650 mil processos e com certeza com a equipe que montamos na corregedoria, com apoio da presidência e de todos os servidores nos iremos reduzir o número de processo o mais rápido possível e tornar a prestação jurisdicional mais célere e eficiente", comentou.

Hilo Almeida é o novo presidente do TJ (Foto: Raissa Morais)Harmonia entre os poderes

Presente à solenidade, o vice-governador Themistocles Filho declarou que o Desembargador Hilo de Almeida vai marcar época no Tribunal de Justiça e diz que haverá acordo sobre a ação que tramita na Justiça.

O secretário de Governo Marcelo Nolleto afirmou que a expectativa é manter o tradicional, a promoção do diálogo e o entendimento com o Judiciário. Já o Presidente da OAB, Celso Barros Coelho Neto, disse que tem boa expectativa com a gestão do TJ e citou algumas pautas da Ordem que dialoga com TJ como o funcionamento do tribunal em dois turnos, agregação de comarcas e interligação da justiça.

O deputado Júlio César desejou sucesso à nova gestão, a boa aplicação da legislação. "Que faça justiça como sempre fizeram e cada dia mais admiro o Poder Judiciário pelo nível de competência de seus membros e pela independência que tem dentro do pacto federativo, acho que o novo presidente é o que está deixando a presidência só têm motivo para se orgulhar de presidir esse Poder importante", disse.

A harmonia vai prevalecer, diz Rafael

O governador Rafael Fonteles parabenizou a gestão anterior, do desembargador Oliveira e destacou o índice alcançado no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando a Justiça do Piauí saiu da posição 27º pra o 11º . “São 16 posições avançadas e essa é um vitória de muitos, inclusive, os que antecederam o presidente Oliveira, mas sobretudo servidores, juízes e desembargadores. E espero que na gestão do desembargado Hilo sejamos o 1º lugar”, ressaltou Rafael Fonteles.

Rafael também destacou a relação com o Poder Judiciário do Piauí que deve ser harmônica e de parceria. “O índice que mais obteve avanços foi a parte de tecnologia e essa é uma premissa da nossa gestão: a transformação digital. Já fica aqui o nosso objetivo para trocar ideias sobre o aprofundamento dessa transformação judicial no poder público de forma geral”, disse.

Ele destacou a  história de humildade do desembargador Hilo, o seu senso de justiça e a vontade de trabalhar cada vez mais pelo povo do Piauí através da sua ossada, que é o judiciário. Peço muitas bençãos de Deus para a sua gestão. Estamos totalmente disponíveis ao diálogo para manter sempre a harmonia entre os poderes. Vivemos na independência, mas sempre em harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário”, finalizou Fonteles.

Sobre a ação na Justiça, Rafael disse que vai prevalecer a harmonia e na próxima semana acredita que chegará ao consenso e a questão orçamentária será encaminhada à Assembleia. A proposta, segundo ele, é que se faça justiça ."O estado do Piauí não deve nenhum valor ao Poder Judiciário, isso vai ser esclarecido.  Não tenho dúvidas que prevalecerá o bom senso e principalmente a justiça", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES