ICMS: Regina Sousa estima redução de 20% da arrecadação estadual do Piauí

Governadora explica que o orçamento de 2022 e de 2023 deverá ser reformulado conforme redução que deve ser sentida já no mês de julho

Regina Sousa e Paulo Velten | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista exclusiva ao Jornal Meio Norte, a governadora Regina Sousa (PT) estima uma redução de 20% da arrecadação estadual com o congelamento do ICMS para a redução do preço do óleo diesel

"Injusto", julga a chefe do executivo estadual. Ela afirma que é incomparável a redução do orçamento federal e dos estados com relação ao preço dos combustíveis. 

A governadora não acredita em uma redução signfitcativa do preço na bomba. "Agora está nas mãos do ministro Gilmar Mendes. O Governo Federal pediu prazo para analisar. O que é certo é que os Estados vão começar a praticar é não aumentar o preço do diesel. Estamos praticando o valor de novembro. Vamos manter com um acordo feito no tribunal. Mas é ilusão achar que vai ter baixar o preço significativamente", declara.

Regina Sousa considera injusta a adequação tributária. Crédito: Lucrécio Arrais.

Regina aponta incoerência tributária e que isso pode prejudicar o Piauí. "É injusto. O Governo Federal abriu mão do PIS/Confins. Mais isso representa 0,03% do orçamento. O ICMS estadual é 40% do nosso orçamento. Vai cair uns 20%. Vamos esperar acontecer o mês de julho para perceber a queda. Vamos ter que replanejar tudo daqui até o fim do ano e planejar o próximo ano", aponta a governadora.

A redução do orçamento "bagunçou" o planjeamento financeiro do Governo do Estado do Piauí. "A penhora já está feita, mas vamos ter quer fazer algumas mudanças, talvez. Vamos fazer o orçamento sabendo o que vamos arrecadar no ano que vem. O que é o justo! A gente queria isso, só. Queremos planejar sabendo o que vai ter. Mas o planejamento feito sobre um valor e ter que ser todo reformulado é complicado", acrescenta Regina Sousa.

Regina Sousa e Paulo Velten. Crédito: Lucrécio Arrais.A governadora Regina Sousa acompanhou o governador em exercício do Maranhão, Paulo Velten, em evento no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na última quinta-feira (30).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES