Idosos e pessoas com deficiência poderão ter gratuidade na 2ª via do RG

O autor do PL explica que, atualmente, a emissão da segunda via do documento de identidade não está coberta pela gratuidade

Idosos e pessoas com deficiência poderão ter gratuidade na 2ª via do RG | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) o Projeto de Lei (PL) Nº 157/2021, que autoriza a gratuidade na obtenção da segunda via da carteira de identidade para idosos e pessoas com deficiência no Piauí. O Projeto foi lido em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na última semana.

O autor do PL explica que, atualmente, a emissão da segunda via do documento de identidade não está coberta pela gratuidade prevista em lei – o Decreto Nº 9.278/2018, que regulamenta a Lei nº 7.116/1983, determina que será gratuita apenas a primeira emissão da carteira de identidade.

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) - Foto: Ascom

Nossa proposta se soma ao conjunto de ações que temos desenvolvido para melhorar a vida dos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e pessoas com deficiência. Sabemos quão burocrática e onerosa é a emissão de documentos. Isso pesa mais para pessoas com essas limitações, que carecem de ações inclusivas”, assinala Franzé.

Ainda de acordo com o PL 157, o Decreto 9.278, no seu art. 8º, inciso X, dispõe que deve constar na carteira de identidade informações acerca das “condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular”. “Portanto, devemos considerar a necessidade e utilidade de tais informações”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES