Impeachment de Witzel:Cláudio Castro é empossado governador do RJ

Witzel foi condenado nesta sexta (30). Ele foi o 6º governador do estado a estar na mira da Justiça em menos de 4 anos.

Cláudio Castro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cláudio Castro foi empossado governador do Rio de Janeiro em uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que começou por volta das 11h deste sábado (1°). A posse ocorre após impeachment de Wilson Witzel nesta sexta-feira (30).

Após tomar posse, Castro prometeu iniciar, ainda esse mês, o pagamento do Supera Rio e lançar o programa Bairro Seguro. "Meu compromisso é reduzir os índices de violência", disse o governador. Sobre o combate à pandemia, o governador empossado disse que continuará abrindo leitos para pacientes com Covid-19.

Em seu pronunciamento, Castro fez um aceno de paz à Alerj. Na quarta-feira (28), o então governador em exercício e o deputado André Ceciliano, presidente da Assembleia, mediram forças na votação que tentava derrubar o leilão da Cedae. O presidente da Casa chegou a dizer que Castro havia ameaçado deputados.

“A semana que passou, senhor presidente, marcada por divergências, hoje faz parte do passado. E a cada passagem, cada um de nós sai com um aprendizado. É assim que eu encaro o mundo, sempre olhando para frente”, disse Castro.

Witzel foi o primeiro governador do Rio de Janeiro a sofrer impeachment desde o fim da ditadura. Os dez julgadores condenaram Witzel por crime de responsabilidade pela má gestão de contratos na área da Saúde durante a pandemia de Covid-19 no estado. Eram necessários sete dos dez votos para que o impeachment fosse confirmado. 

Wilson Witzel foi o sexto governador do estado a estar na mira da Justiça em menos de quatro anos. O antecessor também não concluiu o mandato: Pezão foi preso a 31 dias do fim da gestão. Antes dele, Sérgio Cabral, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Moreira Franco foram detidos.

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Apoio do governo federal

A relação do atual governador é próxima da família presidencial. Nesta sexta-feira (30), durante o leilão da Cedae, o presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro estiveram ao lado de Castro. Sobre a participação do governo federal na gestão estadual, o governador disse que espera que seja apenas de ajudar ao Rio.

"A participação que eu espero que eles tenham no meu governo é ajudando o estado do Rio de Janeiro. O estado precisa da ajuda do governo federal. A situação econômica do nosso estado ainda é muito difícil, precisamos de investimento aqui", disse o governador.

Cláudio Castro ao lado do presidente Jair Bolsonaro 

Delator diz que Castro recebeu propina

A Operação Catarata, realizada em setembro do ano passado, apurava desvios de R$ 66 milhões em contratos de assistência social no governo do estado e da Prefeitura.

Um dos presos foi o empresário Marcus Vinicius Azevedo da Silva, que tinha sido assessor de Castro na Câmara. A empresa de Marcus Vinícius, segundo o Ministério Público, fazia parte das licitações de fachada.

Bruno Selem, que também foi preso no esquema e era funcionário da Servlog, diz que o dono da empresa, Flávio Chadud, pagou R$ 100 mil a Cláudio Castro em propina. Ele nega a acusação e processa o delator.

Câmeras de segurança de um shopping na Barra da Tijuca mostram o encontro. À época, Castro era vice-governador e comandava a Fundação Leão XIII, responsável por políticas de assistência social do governo do Estado, que atende a população de baixa renda e em situação de rua.

As suspeitas de participação do agora governador já foram compartilhadas com o grupo de atuação do Ministério Público que investiga pessoas com foro especial na esfera estadual.

Cláudio Castro nega qualquer ato ilícito.

LEIA MAIS:

Tribunal Especial Misto nega pedido de anular processo de Witzel

Tribunal ouve testemunhas do processo de impeachment de Witzel

Tribunal Misto decide prosseguir com processo de impeachment de Witzel

Alerj aprova continuidade do processo de impeachment de Wilson Witzel

Em defesa, Wilson Witzel cita Jesus Cristo e diz ser alvo de injustiça

Por 24 a 0, Alerj aprova parecer pró-impeachment de Wilson Witzel



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES