Indicação de Cristiano Zanin para o STF é publicada no Diário Oficial

Edição extra traz o nome do advogado Cristiano Zanin para ocupar o lugar de Ricardo Lewandowski.

Ricardo Zanin é indicado para o STF | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma edição extra do "Diário Oficial da União" publicada nesta quinta-feira (1º), foi divulgada a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e caso seja aprovada pelo Senado, Zanin ocupará a posição deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Cristiano Zanin é conhecido por ter atuado como advogado pessoal do ex-presidente Lula. Sua sabatina no Senado ainda não tem uma data definida. De acordo com as atuais regras de aposentadoria do STF, os ministros deixam o cargo compulsoriamente ao completarem 75 anos de idade, o que significa que, se aprovado, Zanin poderá atuar na Corte até o ano de 2050.

"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", afirmou o presidente Lula.

Com 47 anos de idade, Zanin nasceu em Piracicaba (SP) e formou-se em direito pela PUC de São Paulo. Ele é especialista em litígios estratégicos e decisivos, tanto empresariais quanto criminais, em âmbito nacional e transacional. Embora não seja especialista em direito penal, Zanin tem defendido Lula em processos criminais desde 2013, tendo suas condenações anuladas pelo STF por meio de recursos assinados por ele.

O advogado mantém um escritório com sedes em São Paulo e Brasília, onde trabalha em parceria com sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins. Valeska é filha de Roberto Teixeira, membro fundador do PT e também advogado de Lula nos últimos anos. O escritório de Zanin e Valeska se destaca por sua especialização no enfrentamento do chamado "lawfare", uma forma ilegítima de uso do Direito que visa obter resultados políticos, geopolíticos, econômicos e militares.

Em setembro de 2020, durante um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, Cristiano Zanin foi apontado como suposto líder de um esquema de fraudes no Sistema S (Senac, Sesi e Senai). O juiz Marcelo Bretas chegou a determinar uma operação de busca e apreensão na casa de Zanin, porém, as diligências foram posteriormente anuladas pelo STF.

A indicação de Cristiano Zanin para o STF gera debates e discussões sobre sua capacidade de atuar como ministro da mais alta corte do país, levando em consideração sua trajetória como advogado de defesa e suas conexões políticas. Agora, cabe ao Senado avaliar sua indicação e decidir sobre sua aprovação.

Repercussão

Sobre a indicação, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a indicação de Zanin é "positiva". "É uma pessoa qualificada que vai integrar o Supremo Tribunal", afirmou. Os ministros Luiz Fux e Nunes Marques disseram que a indicação foi "ótima". André Mendonça desejou sucesso  na sabatina do Senado. 

O ministro Luís Roberto Barroso emitiu nota com elogios a indicação. "O Dr. Cristiano Zanin atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo. Minha visão dele é a de um advogado sério e competente, que exibiu dedicação ao cliente e conduta ética, mesmo diante da adversidade. Da minha parte, será muito bem-vindo", declarou.

O ex-ministro Ricardo Lewandowski deu seu aval para a indicação de Zanin para sua vaga no tribunal. "Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial", declarou em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES