Indicativo de projeto de lei muda estatuto de servidor público do Piauí

Indicativo de projeto de lei foi proposto pelo deputado João Mádison.

Deputado João Mádison | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual João Mádison (MDB) apresentou indicativo de Projeto de Lei que altera o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Piauí e permite que servidores públicos poderão sofrer sanções se violarem direitos ou prerrogativas de advogados em exercício. O indicativo deve ir a votação em Plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias.

A justificativa para a mudança tem como objetivo  adequar a legislação estadual à  Lei Federal nº 13.869, de 5 de setembro de 2019, tratou dos crimes de abuso de autoridade, e, dentre as suas atribuições, alterou o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, ao determinar que constitui crime violar direito ou prerrogativa de advogado.

Deputado João Mádison é autor do texto do indicativo de projeto de lei (Thiago Amaral)

Várias violações a garantias e prerrogativas dos advogados serão passíveis de sanções ao servidor público em caso de o projeto se transformar em lei. Entre elas estão a inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho, a possibilidade de comunicar-se com o cliente de forma pessoal e reservada em diversas circunstâncias e não ser preso antes de sentença transitada em julgado.

Proposto por João Mádison, o indicativo atendeu à demanda de advogados e advogadas piauienses junto ao deputado e foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e segue para votação em Plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES