Inquérito das joias está próximo de ser finalizado, afirma Flávio Dino

Dino afirmou que a investigação é “tecnicamente muito simples porque a materialidade é bem evidente” e que há “prova documental farta”

Inquérito das joias está próximo de ser finalizado, afirma Flávio Dino | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça, Flávio Dino, declarou nesta sexta-feira (7) que o inquérito da Polícia Federal que investiga o caso das joias sauditas está próximo de ser concluído.

Durante entrevista à Globonews, Dino afirmou que a investigação é "tecnicamente muito simples porque a materialidade é bem evidente" e que há "prova documental farta". O ministro não soube informar se o inquérito será finalizado em dias ou semanas, mas afirmou que "tecnicamente" não há muito mais a ser feito.

De acordo com Dino, a Polícia Federal entregará as informações apuradas ao Ministério Público e ao Judiciário, para que sejam tomadas as devidas medidas em relação aos responsáveis. Ele ainda acrescentou que o Judiciário terá um bom material de investigação em mãos.

Inquérito das joias está próximo de ser finalizado, afirma Flávio Dino - Imagem: Reprodução

Na quarta-feira (5), o ex-presidente depôs à PF por cerca de três horas sobre o caso. Ele alegou que tomou conhecimento das joias em dezembro de 2022, um ano após a apreensão pela Receita Federal.

Além de Bolsonaro, outros personagens envolvidos na história também foram ouvidos, como o militar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República; Marcelo Câmara, assessor que trabalha na segurança de Bolsonaro; e o ex-chefe da Receita Federal Julio César Vieira Gomes. O ex-ministro Bento Albuquerque também foi ouvido por videoconferência em março.

A história teve início em outubro de 2021, quando um conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões, que supostamente seria um presente para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos (SP). Posteriormente, foram identificados mais dois lotes de joias sauditas enviados a Bolsonaro enquanto ele era presidente.

O TCU determinou que o conjunto apreendido fosse entregue à Caixa Econômica Federal, e nesta semana um terceiro lote também foi entregue para a guarda da Caixa. As joias foram dadas a Bolsonaro como representante do governo brasileiro e, portanto, deveriam fazer parte do acervo público da Presidência da República, não do acervo pessoal do ex-presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES