Ipespe: Lula lidera com 44%; Bolsonaro tem 32%, e Ciro Gomes, 8%

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de maio

Eleições 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira (20) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando, com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 32%. Os percentuais foram os mesmos registrados na rodada anterior, divulgada na semana passada.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) segue com 8% das intenções de voto. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) oscilou positivamente de 3% para 4%. O deputado federal André Janones (Avante) registrou os mesmos 2% do levantamento anterior, já a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 1% para 2%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, esses pré-candidatos estão tecnicamente empatados.  

Leia Mais

O cientista político Felipe d'Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) ficaram com 0% —os três foram citados, mas, por arredondamento, não chegaram a 1%. O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) estava na lista de nomes, mas não foi citado por nenhum entrevistado. 

D'Avila, Vera, Eymael e Bivar empatam tecnicamente com Tebet, Janones e Doria, mas não com Ciro. Brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam, 2%.

 Lula 44%; Bolsonaro tem 32%, e Ciro Gomes, 8%, diz Ipespe Foto: Poder 360 

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08011/2022.

Veja a seguir o resultado do cenário testado para 1º turno:

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 8%

João Doria (PSDB): 4%

André Janones (Avante): 2%

Simone Tebet (MDB): 2%

Felipe d'Avila (Novo): 0%

Vera Lucia (PSTU): 0%

Eymael (DC): 0%

Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 6%

Não sabe/não respondeu: 2%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos pré-candidatos, o cenário também foi de estabilidade, com exceção da pontuação registrada por Doria.

Enquanto ex-governador oscilou positivamente de 1% para 2%, Lula se manteve com os 39% da rodada anterior, e Bolsonaro, com os mesmos 29%. Ciro continuou com 3%.

Janones e Tebet ficaram estáveis com 1%, e D'Avila, com 0%. Eymael também ficou com 0%. Nenhum, branco e nulo somaram 9%, e não souberam ou não responderam, 16%.

Veja o resultado a seguir:

Lula (PT): 39%

Jair Bolsonaro (PL): 29%

Ciro Gomes (PDT): 3%

João Doria (PSDB): 2%

André Janones (Avante): 1%

Simone Tebet (MDB): 1%

Felipe d'Avila (Novo): 0%

Eymael (DC): 0%

Nenhum/branco/nulo: 9%

Não sabe/não respondeu: 16%

Simulações de 2º turno

A pesquisa fez a simulação de cinco cenários para o 2º turno. Lula vence Bolsonaro, Ciro e Doria; Bolsonaro empata, dentro da margem de erro, com Ciro e Doria.

Veja os resultados a seguir:

Cenário 1

Lula (PT): 53%

Jair Bolsonaro (PL): 34%

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 13%

Cenário 2

Lula (PT): 53%

Ciro Gomes (PDT): 25%

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 22%

Cenário 3

Lula (PT): 54%

João Doria (PSDB): 20%

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 26%

Cenário 4

Ciro Gomes (PDT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 40%

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 16%

Cenário 5

Jair Bolsonaro (PL): 40%

João Doria (PSDB): 38%

Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 22%

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES