Isabel Fonteles sobre Pacto: Oportunidade de fazer diferente, de ajudar

A primeira-dama é a coordenadora do comitê técnico de acompanhamento do Pacto pelas Crianças.

Isabel Fonteles em entrevista à Rede Meio Norte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Primeira-dama do Piauí, a médica Isabel Fonteles (PT) concedeu entrevista exclusiva nesta segunda-feira, 08 de maio, ao programa Falando Nisso, apresentado pela jornalista Maia Veloso. 

Coordenadora do comitê técnico de acompanhamento do Pacto pelas Crianças, Isabel elencou a experiência que teve atendendo em Unidades Básicas de Saúde e a oportunidade que terá agora de causar um impacto positivo na vida das famílias. 

"Sou mãe de três filhos e sou médica e durante muito tempo atendi nas Unidades Básicas de Saúde do Piauí e do Maranhão e tive a oportunidade de atender muitas crianças, gestantes, pessoas vulneráveis e hoje eu vejo a oportunidade de fazer diferente, de poder ajudar, de causar um impacto positivo na vida dessas famílias".

Ela sinalizou que o programa vai englobar várias Secretarias, numa ação integrada em prol de melhorias para a população mais vulnerável do Piauí.  "O programa visa promover o desenvolvimento integral na Primeira Infância e vamos incluir as gestantes com uma ação integral. Queremos no Pacto priorizar as crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade", frisou.  

Isabel Fonteles em entrevista ao Falando Nisso (Foto: Reprodução)A coordenadora do Pacto ainda sinalizou que as ações direcionadas à Primeira Infância, que engloba as crianças de 0 a 6 anos, também provocam um impacto econômico enorme, diminui a criminalidade, a repetência escolar, entre outros fatores, 

"A criança precisa ser vista como um sujeito de direito e não um objeto de políticas públicas. É preciso investir no presente dela, mas pensar também no futuro dela", disse.

Ademais, Isabel Fonteles foi categórica ao indicar que investir na Primeira Infância também é trabalhar na prevenção da crininalidade. "O maior fator anticrime é investir na Primeira Infância", cravou. 

Maia Veloso entrevista Isabel Fonteles (Foto: Reprodução)O programa está sendo costurado com o planejamento de ações nos 224 municípios, sendo o carro-chefe a 'carretinha da saúde'. "Teremos a carretinha da saúde que queremos que percorra os 224 municípios do Piauí, atendendo de forma simultânea, pensamos em três serviços inicialmente: oftalmologia, saúde bucal e atendimento audiométrico. Então a carretinha de saúde vai ser nosso carro chefe", pontuou. 

O Pacto foi lançando no final do mês passado e prevê uma ação transversal, articulando as políticas junto às Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social num união de esforços, não somente do Poder Público Estadual, mas também dos municípios, entidades do terceiro setor e, sobretudo, das famílias piauienses, no sentido de garantir o atendimento integral, com vacinação em dia, alfabetização na idade certa, e atenção especial à saúde



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES