Isolado: Alckmin diz que deve sair do PSDB 'nas próximas semanas'

Ex-governador jantou em julho com o exgovernador Márcio França (PSB), o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que é filiado ao MDB, para discutir a formação de um palanque unificado em São Paulo.

Geraldo Alckmin | Sergio Dutti/Governo de São Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou publicamente que pretende sair do partido. O político ainda disse que a definição deve acontecer "nas próximas semanas". "Se esse for o pensamento do povo de São Paulo, é nosso dever sempre estar à disposição para servir à população", disse Alckmin em entrevista dada ontem à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, durante evento em Santos.

Sem ocupar cargos públicos desde que recebeu menos de 5% dos votos nas eleições presidenciais de 2018, Alckmin já tinha revelado a amigos e aliados que pretendia sair do PSDB.

Cortejado por PSB e PSD, o ex-governador jantou em julho com o exgovernador Márcio França (PSB), o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que é filiado ao MDB, e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, para discutir a formação de um palanque unificado em São Paulo.

Alckmin já tinha revelado a amigos e aliados que pretendia sair do PSDB. (Foto: Sergio Dutti/Governo de São Paulo)

Rompimento com Doria

Padrinho político de Doria em 2016, quando o empresário foi eleito prefeito, Alckmin e o atual governador estão rompidos desde a campanha de 2018. Um dos fundadores do PSDB, o ex-governador se viu isolado no partido com a chegada de Garcia. Em uma reunião realizada em julho, a executiva estadual tucana decidiu abrir inscrições para a disputa de prévias para escolher o candidato ao governo. 

A eleição paulista será no dia 21 de novembro, junto com as prévias nacionais nas quais Doria disputa como favorito. O presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, pediu a Alckmin, por meio de emissários, que indique um nome de sua confiança para compor a comissão das prévias no estado. 

Esse movimento é uma tentativa de esvaziar o discurso de Alckmin. Aliados de Doria gostariam que o ex-governador disputasse uma vaga de deputado, para fortalecer a bancada do partido, ou que concorresse ao Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES