Itamaraty vai acionar embaixadora da Espanha para cobrar sobre Vini Jr.

O objetivo do Itamaraty é cobrar a posição da Espanha com relação ao caso e repassar a posição do governo brasileiro.

Vinicius Junior foi alvo de racismo e apontou para torcida do Valencia | Quality Sport Images / Colaborador/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palácios, será acionada pelo Itamaraty, para esclarecer e dar explicações sobre o novo racismo sofrido pelo jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, durante um jogo realizado no domingo (21) pela Liga Espanhola de futebol.

Segundo a jornalista Andréia Sadi, do g1, o objetivo do Itamaraty é cobrar a posição da Espanha com relação ao caso e repassar a posição do governo brasileiro. O fato gera um destaque já que não são rotineiras as convocações de embaixadores e quando acontecem são entendidas como uma forma de protesto.

A Secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura Rocha, informou que mais do que a ignorância e o ato de maldade dos torcedores que praticaram o racismo contra o jogador, ‘espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o brasileiro, todos os afrodescendentes e contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado.’

Ainda ontem, a embaixadora espanhola se manifestou através das redes sociais onde afirmou que condenava ‘com veemência as manifestações e atitudes racistas, que de nenhuma maneira refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da populaça espanhola’.

Essa não é a primeira vez que Vinicius Junior é alvo de ataques racistas durante o campeonato espanhol, mas ontem a situação teve um agravante, já que mesmo após ser atacado o jogador ainda foi expulso da partida que valia a 35ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo acabou com vitória do Valencia por 1 a 0.

Logo depois do jogo e da expulsão, Vinicius Junior se manifestou nas suas redes sociais onde afirmou que essa não foi nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez e deixou em aberto a sua situação na Espanha. 

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”. 

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES