Jair Bolsonaro diz que não entregará faixa presidencial em caso de fraude

“Teremos problemas nas eleições no ano que vem”, repetiu Bolsonaro, ecoando fala sua e de apoiadores que ganhou força nos últimos dias

Jair Bolsonaro | : Pabblo Jacob/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro ameaçou, nesta quinta-feira (1º), não entregar a faixa presidencial, caso saia derrotado nas eleições de 2022. Em sua live semanal, o presidente engrossou a retórica das últimas semanas e questionou a lisura das votações eletrônicas do Brasil, que já são auditáveis e não contam com histórico de fraude.

"Teremos problemas nas eleições no ano que vem", repetiu Bolsonaro, ecoando uma fala sua e de seus apoiadores que ganhou força nos últimos dias. "Eu entrego a faixa presidencial para qualquer um que ganhar de mim na urna de forma limpa - na fraude não."

Críticas a ministros

As declarações foram dadas durante a live semanal que o presidente promove. Ele também repetiu críticas contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que discordam da possibilidade do voto impresso. O presidente não citou nomes, mas fez referência a uma reunião envolvendo Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, hoje membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Na visão do presidente, estes magistrados estariam agindo contra a possibilidade do voto impresso defendida por Bolsonaro e por deputados bolsonaristas na Câmara. O legislativo mantém uma comissão especial para analisar o tema.

Presidente Jair Bolsonaro disse que não entregará a faixa presidencial Foto: : Pabblo Jacob/Agência O Globo

Pesquisas

A retórica presidencial tem se intensificado nos últimos dias, principalmente depois de as pesquisas de opinião indicarem uma piora na imagem do governo perante à população. Junto a isto, as primeiras pesquisas de intenção de voto mirando 2022 mostram o atual presidente muito atrás de Lula (PT).

Bolsonaro, que falou durante cerca de uma hora, evitou menções diretas ao escândalo da Covaxin, que atinge o governo desde a semana passada. Entrentanto, citou as questões de maneira genérica e direcionou ataques ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), que protocolou um projeto de Lei  prevendo prisão para quem receitar ou recomendar remédios para usos fora do recomendado em bula. 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES