Jair Bolsonaro realiza tratamento terapêutico de modo a evitar cirurgia

Mesmo com “evolução”, quadro do presidente Bolsonaro inspira cuidados; Médicos avaliam que as próximas 48 horas serão fundamentais

Bolsonaro realiza tratamento terapêutico de modo a evitar cirurgia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda que o presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) apresente uma "evolução satisfatória" e a possibilidade de uma nova cirurgia tenha sido quase descartada, a avaliação dos cirurgiões é a de que as próximas 48 horas serão decisivas para esta decisão. E para que uma nova intervenção não ocorra e assim o presidente consiga ter alta, os médicos passaram a realizar tratamentos terapêuticos para melhorar a situação de seu aparelho digestivo.

A terapia alternativa que visa evitar uma nova cirurgia consiste em realizar jejum oral, ingerir soro de hidratação e reposição de glicose e eletrólitos - como sódio e potássio. Por fim, o líquido acumulado no estômago precisa ser drenado por meio de uma sonda nasogástrica.

Bolsonaro segue internado em previsão de alta 

Chance afastada 

"Dada a facada que eu recebi e quatro cirurgias, essa obstrução [intestinal] é sempre um risco muito alto. Mas, graças a Deus, de ontem [quarta] para hoje [quinta], evoluiu bastante esse quadro. Então, a chance de cirurgia está bastante afastada", declarou Bolsonaro em uma entrevista a um programa de televisão.

O médico que realiza seu acompanhamento, doutor Antônio Macedo, corroborou com a versão apresentada pelo presidente. "A cirurgia, a princípio, está afastada, uma vez que o intestino começou a funcionar e o abdome está mais flácido e mais funcionante".

Cautela de equipe

A equipe médica mantém cautela para realizar uma nova cirurgia, pois a cada intervenção, maiores as chances do corpo de Bolsonaro desenvolver novas obstruções intestinais no futuro. Isso ocorre com pessoas que tiveram o perfuramento de órgãos na região abdominal.

Boletim

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES