João Henrique apresentará PPP do lixo na Câmara de Teresina

Na Lei Orçamentária de 2021, Prefeitura prevê gastar cerca de R$ 57 milhões com a coleta, transporte e destinação de resíduos domiciliares.

Secretário João Henrique | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, vai trazer explanações sobre a concorrência pública sobre os resíduos sólidos na capital piauiense para os vereadores nesta quarta-feira, 2.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, o secretário trará as explicações necessárias a respeito do projeto de Parceria Pública Privada do Lixo. "A vinda do secretário é importante para que o projeto seja analisado e colocado em votação. Acredito que este projeto é de suma importância, uma vez que a Prefeitura Municipal de Teresina tem gasto muito grande com o lixo. Nós vamos ouvir a proposta, apresentar sugestões", diz o vereador.

Secretário João Henrique vai apresentar projeto de PPP na Câmara Municipal (Divulgação)

Segundo o secretário de Planejamento, o projeto está pronto e passará por audiências públicas para validação e possível ajuste, se necessário. "O serviço explora a prestação dos serviços de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos domiciliares (RDO) e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos de conservação urbana (RPU) do município de Teresina – PI", informa o secretário.

Na Lei Orçamentária de 2021, o secretário informa que  a Prefeitura de Teresina prevê gastar cerca de R$ 57 milhões com a coleta, transporte e destinação de resíduos domiciliares. 

Segundo ele, o projeto prevê valores anuais similares, com a vantagem de incluir a implantação de um conjunto grande investimentos, como novo aterro e encerramento do aterro municipal; usina de reciclagem para catadores; usina de biometanização para geração de energia; programas socioambientais, incluindo os direcionados aos catadores; capacitação regular dos quadros da prefeitura e da ARSETE, Educação Ambiental nas escolas, dentre outros.

O secretário João Henrique diz que há preocupação especial com os catadores. "Todos estão integrados ao projeto e ainda serão ouvidos na consulta e audiência públicas. O projeto apresentado considera em sua estruturação a contribuição dos catadores e propõe programas sociais que buscarão apoiar essa integração", diz.

O secretário informa que há dois tipos de catadores na cidade, que são os catadores no aterro municipal, que trabalham junto às frentes de vazamento de resíduos. "Quando o processo de implantação do novo Aterro Municipal estiver concluído, uma das condições é que não haja catadores junto às frentes de trabalho. Para esses catadores o projeto prevê a recuperação da usina de reciclagem existente ao lado do aterro de forma que eles possam trabalhar em condições mais seguras e salubres", diz.

Assim,  a cooperativa receberá assessoria para melhorar a organização interna e buscar melhores condições de comercialização dos produtos recuperados, além de uma bolsa de apoio até que as instalações de reciclagem estejam aptas a operar

A outra categoria são os catadores de rua. "Atualmente, existe uma quantidade considerável de catadores que atuam de forma autônoma, recolhendo resíduos inservíveis e restos de obras em troca de pequena remuneração. Eles estão no projeto e serão incentivados a se organizar em cooperativas com o apoio da prefeitura e do parceiro privado", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES