João Henrique diz que Teresina precisa modernizar captação do lixo

Secretário do Planejamento garantiu que PPP do lixo vai ser discutido ainda em audiência pública.

Projeto de PPP do lixo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa,  apresentou nesta quarta-feira, 2, o Projeto de PPP do Lixo na Câmara Municipal de Teresina e disse que a proposta da atual gestão é modernizar captação do lixo domiciliar.

Pelo projeto apresentado, o secretário apontou que a meta é dar destinação certa ao lixo produzido na capital no sentido de gerar energia e eliminar os lixões a céu aberto que existem na capital. "O prefeito da cidade, Dr. Pessoa, fez uma visita ao local e ficou chocado com a situação dos catadores", disse, enfatizando que o trabalho de modernização de captação de lixo domiciliar será igual ao que ocorre em outras grandes cidades.

João Henrique disse que o projeto, feito com bases em pesquisa e estudo, envolve a captação do lixo domiciliar e a destinação, e será bom tanto para a cidade quanto para os trabalhadores que atuam no lixão, os catadores. 

Secretário João Henrique apresentou projeto na Câmara 

Primeiro, o secretário disse que trata-se de uma questão de higiene, pois o lixão é local de contaminação permanente. Em segundo lugar, vem a questão da estrutura organizacional e em terceiro, o gestor diz que com industrialização, haverá maior volume de ganho para o catador. O projeto foi pensado em otimizar a captação do lixo e garantir dignidade de vida e rentabilidade ao trabalho dos catadores.

O secretário declarou que da forma como funciona, o lixão a céu aberto causa prejuízo à saúde e ao meio ambiente, pois contamina o lençol freático e a proposta da Prefeitura de Tereisna é modernizar esse serviço, colocar Teresina no século atual. "No cenário atual, a captação do lixo em Teresina em nada difere do que é feito em outras cidades do Piauí, apenas aqui é numa escala maior", diz, enfatizando que o Dr. Pessoa aceitou esse desafio e vai implentar a modernização da captação de lixo na cidade.

Após apresentação na Câmara Municipal, o secretário diz que o assunto será discutido em audiência pública para esclarecer as dúvidas que possam ocorrer e declara ainda acreditar que a licitação do serviço vai atrair grandes empresas do Brasil com expertise no assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES