Juiz arquiva inquérito que investigou a morte do ex-prefeito Firmino Filho

Além disso, depoimentos de alguns personagens do caso foram liberados no processo, que para o magistrado, há a ausência de tipicidade penal.

ery | rt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, decidiu por determinar o arquivamento do Inquérito Policial da investigação da morte do ex-prefeito Firmino Filho, ocorrida na tarde do dia 6 de abril deste ano. O Meionorte.com obteve acesso à decisão na íntegra, que dá detalhes sobre o caso.

As investigações estavam sendo realizadas pelo Departamento de Homicídio e Roteação a Pessoa (DHPP), através do delegado Divanilson Sena, que presidiu o inquérito. Além disso, depoimentos de alguns personagens do caso foram liberados no processo, que para o magistrado, há a ausência de tipicidade penal. 

As falas são de pessoas que tiveram contato nos últimos dias de vida com o ex-gestor da capital. Entre eles está a da viúva Lucy Soares, que cita que Firmino ‘estava muito triste, muito calado e olhando perdido para o tempo’. Lucy descartou problemas no casamento e citou que sua tristeza poderia estar atrelada a saída da prefeitura, após muito trabalho durante a pandemia, a nova rotina de trabalho no Tribunal de Contas da União (TCU). A filha Barbara Carvalho Silveira Soares também prestou depoimento no inquérito.

Lucy Soares e Firmino Filho (Foto: Arquivo/ Jornal Meio Norte)

Depoimento de Lucy Soares:

“A depoente estava em sua residência, quando recebeu uma ligação de uma amiga que foi à sua casa dar a notícia do que havia acontecido com Firmino Filho, momento em que ficaram aguardando mais informações. Nesse momento, a depoente ligou para seu genro BRENO e para seus filhos BARBARA e BRUNO, pedindo que fossem à casa da depoente. No dia 06/04/2021, por volta das 8h10, FIRMINO, após ter dormido sozinho na casa de onde o casal planejava se mudar, apareceu no apartamento para o qual estavam se mudando para tomar café. FIRMINO já chegou ao apartamento arrumado para ir ao trabalho no TCU. Perguntada se havia constatado algo de anormal com FIRMINO, a depoente afirmou que, desde fevereiro deste ano, notou que a vítima estava muito triste, muito calada, olhando perdido para o tempo. Quando perguntava para o ex-prefeito o que ele tinha, ele apenas dizia que estava triste, momento em que a depoente tentava animá-lo. Acerca do motivo da tristeza, FIRMINO não dizia especificamente o motivo, mas a depoente acreditava ser a saída da prefeitura, após muito trabalho durante a pandemia, e a nova rotina de trabalho no TCU, bem como o agravamento da pandemia. Ainda, a depoente afirmou que não havia qualquer problema no casamento. Por fim, a viúva afirmou que tem certeza que a vítima cometeu suicídio, não havendo necessidade de analisar dados do celular e expor conteúdos de conversas privadas entre ela e seu ex-marido, e que não acredita que alguém tenha induzido, instigado ou auxiliado o prefeito a cometer suicídio”.

Outro depoimento do inquérito é da ex-chefe de Firmino Filho, que reside em Brasília-DF, Ana Lúcia Epaminondas. Segundo sua fala, ele teria relatado dificuldade de retorno ao trabalho e confessou que estaria em depressão, que estava usando medicamentos que atrapalhavam sua memória. 

“Em determinado momento da conversa, a vítima diz que retornou ao trabalho por indicação médica para ocupar a mente com outras atividades, mas que não estava conseguindo acompanhar e iria solicitar uma licença médica pois estava muito mal e enfatizou outras vezes que 'estava mal'. O suicídio ocorreu três dias após a conversa”, diz trecho do depoimento. 

Firmino Filho foi encontrado morto na calçada de um edifício na zona Leste de Teresina (Foto: Portal  MN)

Outro personagem que surgiu diante do inquérito instaurado foi o auxiliar de serviços gerais do TCU, Bernardo da Cruz Ferreira, que teria sido uma das últimas pessoas a ter contato com Firmino. “O depoente não notou nada de diferente na vítima, pois não estava chorando, estava normal, sem qualquer alteração de humor. Nesse momento, o copeiro afirmou que não havia mais ninguém na salinha de reunião nem na varanda neste momento, que FIRMINO FILHO estava sozinho, o tempo todo olhando o celular. O funcionário afirmou que não achou estranho a vítima estar ali, pois muitos servidores vão à varanda, tirar fotos, e que jamais imaginou que o ex-prefeito iria se jogar”, descreveu o copeiro.

Veja o depoimento na íntegra: 

“Por volta das 15h10, o depoente afirmou que foi até a salinha de reunião realizar a limpeza, tendo visto Firmino Filho em pé na varandinha da salinha de reunião. O ex-prefeito estava mexendo no celular, como se estivesse lendo algo. O depoente, ao ver a vítima, perguntou "posso entrar? Vou só limpar aqui, é rapidinho", tendo o ex-prefeito sorrido e dito "pode entrar". O depoente então limpou a mesa da salinha de reunião em pouco tempo, aproximadamente dois minutos. O depoente ainda indagou ao ex-prefeito, "olhando para o tempo?", e FIRMINO respondeu "só tomando um vento". O depoente não notou nada de diferente na vítima, pois não estava chorando, estava normal, sem qualquer alteração de humor. Nesse momento, o copeiro afirmou que não havia mais ninguém na salinha de reunião nem na varanda neste momento, que FIRMINO FILHO estava sozinho, o tempo todo olhando o celular. O funcionário afirmou que não achou estranho a vítima estar ali, pois muitos servidores vão à varanda, tirar fotos, e que jamais imaginou que o ex-prefeito iria se jogar. Até que, por volta das 15h40, estava no banheiro, quando escutou um grito de outra colega, tendo saído e perguntado "o que foi? o que foi"?", e ela  havia respondido, desesperada, "o Dr. FIRMINO caiu!". 

Laudo cadavérico

De acordo com a decisão, os depoentes foram uníssonos em afirmar não viam Firmino fazendo ingestão de remédios e bebida alcoólica. O Laudo Cadavérico concluiu que a morte do ex-prefeito foi causada por politraumatismo secundário.

 O CASO

O ex-prefeito Firmino Filho foi encontrado morto na tarde do dia 06 de abril deste ano, em frente ao edifício que também funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), local que ele trabalhava como auditor fiscal desde quando deixou o comando da prefeitura no início de 2020.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES