Juíza nega pedido de Nobel da Paz para inspecionar prisão de Lula

A medida teria amparo nas chamadas Regras de Mandela

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza federal Carolina Lebbos negou nesta quarta-feira (18) o pedido do ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, para inspecionar as condições da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso desde o dia 7.

Pérez Esquivel chegou a fazer, por meio de procuradoras, uma "comunicação de inspeção". A medida teria amparo nas chamadas Regras de Mandela, ou Regras Mínimas da ONU para o Tratamento de Presos, que preveem a inspeção de prisões "por órgão independente da administração prisional, que pode incluir órgãos internacionais ou regionais competentes".

No entendimento das procuradoras, Pérez Esquivel teria a prerrogativa de avisar que faria a inspeção por ser fundador e presidente de honra do Serpaj (Serviço Paz e Justiça), organização dedicada à defesa dos direitos humanos na América Latina desde a década de 1970.

A juíza refutou o argumento de Pérez Esquivel dizendo que "não há fundamento legal a amparar a pretensão deduzida".

Segundo Carolina, "não se despreza a relevância das chamadas Regras de Mandela. Contudo, consistem em recomendações a serem interpretadas, ponderadas e aplicadas de acordo com as peculiaridades de cada país, cada estabelecimento prisional e cada caso concreto. Nesse sentido os termos expressos de suas observações preliminares. Não se trata, pois, de normas impositivas. Tampouco possuem caráter absoluto."

A magistrada também afirma que o Serpaj é uma ONG (organização não governamental), e não um "organismo internacional intergovernamental fundado em tratado de Direito Internacional. Embora seja entidade consultiva da Organização das Nações Unidas, não a integra."

Ainda de acordo com a juíza, o Nobel da Paz "não apresenta fundamento concreto apto a embasar sua pretensão".

"Não há indicativo de violação a direitos dos custodiados no estabelecimento que se pretende inspecionar. Jamais chegou ao conhecimento deste Juízo de execução informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, as quais contam com defesas técnicas constituídas. Especificamente em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  reservou-se, inclusive, espécie de Sala de Estado Maior, separada dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física."

Carolina também criticou, na decisão de hoje, o fato de três pedidos de inspeção terem sido feitos após a prisão de Lula, sendo que o ex-presidente não cumpriu nem duas semanas de pena até o momento. Segundo a juíza, os pedidos foram feitos "sem indicação de fatos concretos a justificá-los".

"A repetida efetivação de tais diligências, além de despida de motivação, apresenta-se incompatível com o regular funcionamento da repartição pública e dificulta a rotina do estabelecimento de custódia. Acaba por prejudicar o adequado cumprimento da pena e a segurança da unidade e de seus arredores", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES