Julgamento do orçamento secreto no STF fica para a semana que vem

Quem falou foram partidos de oposição que apresentaram a ação no STF, a Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República.

Julgamento do orçamento secreto no STF fica para a semana que vem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira (7) ações que contestam o pagamento das emendas do relator, conhecidas como orçamento secreto, mas a análise só continua na semana que vem.

Até agora, os ministros não se manifestaram. Quem falou foram partidos de oposição que apresentaram a ação no STF, a Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República.

Julgamento do orçamento secreto no STF fica para a semana que vem

A análise do caso foi suspensa e deve ser retomada na próxima quarta (14), com o voto da relatora, ministra Rosa Weber, e dos demais ministros.

Os questionamentos ao orçamento secreto foram protocolados por partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) – PSOL, Cidadania e PSB – e pedem que esse tipo de emenda parlamentar seja declarado inconstitucional.

O mecanismo surgiu em 2019, com a criação de uma nova modalidade de emendas parlamentares, e passou a ser chamado de orçamento secreto pela falta de transparência. Nos sistemas do Congresso, não aparecem os nomes dos parlamentares que são beneficiados, somente o do relator.

Os critérios de distribuição também são questionados por priorizar a base aliada. Em 2021 e 2022, o governo Jair Bolsonaro (PL) destinou bilhões de reais para as emendas de relator.

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou, durante a campanha eleitoral, um tom crítico em relação ao mecanismo – que chamou de "escárnio". Após a eleição, o petista amenizou o tom, mas reafirmou que "não pode continuar do jeito que está".

Segundo o Blog da Andreia Sadi, a cúpula do Congresso avisou a equipe de Lula que uma eventual proibição do orçamento secreto pelo STF implode a PEC da Transição – proposta apresentada pelo petista para cumprir a promessa de manter o Bolsa Família em R$ 600.

Setores do PT viram o recado como chantagem. A expectativa de Lula é que o STF derrube o orçamento secreto, diminuindo assim o poder do Centrão e evitar ter Arthur Lira (PP-AL), líder do grupo e presidente da Câmara dos Deputados, com tamanho controle sobre o orçamento da União.

Manifestações

André Brandão Henrique Maimoni (advogado, PSOL) - “Esse dinheiro não é da Câmara dos Deputados, ele é do povo brasileiro e deve ser usado da forma mais constitucional e às claras possível.”

Lauro Rodrigues de Moraes Rêgo Júnior (advogado, PV) – “Não se está a pedir uma intervenção da Corte na destinação final da verba, mas o que se está a pedir é que a Lei Orçamentária não burle decisões judiciais já proferidas e que a Lei Orçamentária respeite as leis da República.“

Bruno Bianco Leal (AGU) - “São constitucionais as emendas de relator-geral. Casos de malversação de recursos públicos devem sempre ser fiscalizados e punidos, sendo imprescindível o constante aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e publicidade.”

Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva (advogado-geral da Câmara dos Deputados) – “Há controle, há fiscalização. Enquanto estamos debatendo do ponto de vista jurídico, os parlamentares estão lá debatendo do ponto de vista político novas medidas de alteração para dar mais previsibilidade a esse tipo de emenda.”

Thomaz Henrique Gomma de Azevedo (advogado-geral do Senado Federal) – “Evidente o esforço do Congresso Nacional para implementar sucessivas medidas que ampliam a publicidade, transparência e controle das medidas do relator.”

Paulo R. Roque A. Kouri (Partido Novo) – “Não há como salvar essa jabuticaba que o parlamento brasileiro está criando. A função clássica de fazer o orçamento e executá-lo é do Executivo.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES