Justiça Eleitoral cassa mandato de governador da Paraíba

Justiça Eleitoral cassa mandato de governador da Paraíba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Para?ba cassou na noite desta segunda-feira o mandato do governador do Estado, v(PSDB), eleito em 2006. Com a senten?a, o segundo colocado no pleito, Jos? Maranh?o (PMDB), deve assumir o cargo.

Lima era acusado de abuso de poder pol?tico nas elei?es. Segundo o TRE, a FAC (Funda??o de A??o Comunit?ria), ligada ? Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, havia entregue 35 mil cheques ? popula??o durante a campanha eleitoral, sem que houvesse nenhuma lei que regulasse a distribui??o.

A den?ncia do MPE (Minist?rio P?blico Eleitoral) pedia, al?m da cassa??o, a inelegibilidade de Lima por tr?s anos (a partir de 2006) al?m de uma multa fixada em R$ 100 mil.

Em seu parecer, o relator do processo, corregedor Carlos Eduardo Leite Lisboa, atendeu o pedido dos procuradores dizendo que a finalidade do programa era apenas eleitoreira. Lisboa tamb?m estendeu a multa ao presidente da FAC, Gilmar Aureliano de Lima.

Dos cinco ju?zes, apenas um votou contra o relator. Lima ainda pode recorrer junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES